Inauguração da primeira fase e entrega de equipamentos do Hospital Dom Floriano na Providência de Deus em Óbidos

Na manhã dessa terça-feira (21), foi inaugurada a primeira fase do Hospital Dom Floriano na providência de Deus com a entrega de equipamentos através de verbas arrecadadas em processo que tramitou no Ministério Público do Trabalho da 15° região.

Dom Bernardo, Frades, membros do MPT (Ministério Público do Trabalho), Francisco Alfaia (Prefeito de Óbidos)

O evento contou com a participação do Francisco Alfaia (Prefeito da cidade) e Dom Bernardo que é Bispo de Óbidos. Também tivemos a presença de membros do Ministério Público do Trabalho (MP) de Campinas/SP na pessoa de Dr. Ronaldo Lira e Dr. Vagner e também de Dr. Tatiana do Ministério Público de Santarém, além de representantes da Mineração ALCOA.

A Santa Casa de Misericórdia de Óbidos agora se chamará Hospital Dom Floriano na Providência de Deus em homenagem ao Bispo já falecido que deu o “ponta pé” inicial para que esse sonho viesse a ser concretizado e também dará suporte às atividades do Barco Hospital Papa Francisco.

Segundo Ronaldo Lira, Ministério Público (Campinas-SP), é uma grande satisfação estar contribuindo com a saúde na Amazônia, “Dentro do barco não tem partido político só tem amor”, comentou e logo após a sua fala finalizou cantando a música de Roberto Carlos, “Como é grande o meu amor por você”.

Dr. Ronaldo Lira e Dr. Wagner (Ministério Público do Trabalho de SP)

Para Frei Nicolau, Frade Franciscano responsável pelo Hospital, é uma desafiadora missão que traz uma alegria ímpar no coração de cada um que está à frente desse trabalho, “Para nós que estamos correndo atrás de recursos, trabalhando pra conseguir custeio para equipamentos e sabendo aonde isso vai chegar, é a profunda gratidão a Deus” o Frade também completou “Isso é a concretização do nosso sim a vida religiosa, assim como fez São Francisco, o povo de Óbidos merece uma saúde digna e qualidade!” completou.

Logo após a solenidade, foi autorizada a visita da população as áreas que já estão prontas, como a capela, as salas de espera, mamografia e raio X que ficam na área de baixo, no andar da recepção. A previsão e esperança dos frades é que o Hospital Dom Floriano seja inaugurado ainda nesse semestre. “Estamos celebrando um momento único para o hospital Dom Floriano, que é a entrega dos equipamentos do setor de imagem pelo Ministério Público do Trabalho, em virtude da missão do barco Papa Francisco. O hospital é uma unidade de apoio ao barco hospital Papa Francisco. A inauguração só será feita quando começar a funcionar mesmo, porque ainda falta finalizar algumas coisas da construção e a regularização da energia”, disse Frei Nicolau.

Na programação, houve a apresentação do Grupo Carimbó da Terra, da cidade de Curuá, que em 2019 se apresentou na inauguração do Barco Hospital Papa Francisco em Belém. Houve também uma plantação simbólica de sete árvores na frente do Prédio onde Dom Bernardo e Frei Joel, plantaram a primeira muda e as demais foram plantadas pelas autoridades presentes, entre elas, Dr. Cléo, médico querido e popular na cidade.

Apresentação do Grupo Carimbó da Terra  (cidade de Curuá).

Texto e fotos: Douglas Freire  Setor Diocesano de Comunicação Midiática – SEDCOM

Acompanhe mais fotos e postagens em nosso perfis:

Facebook: https://www.facebook.com/diocesedeobidos/

Instagram: https://www.instagram.com/diocesedeobidos/?hl=pt-br