Serviço voluntário mundial em Würzburg e arredores – Dois voluntários do Brasil relatam nove meses na Alemanha.

Würzburg/Volkersberg/Óbidos (POW): Gabriel Santos Gonçalves (22) e Daniela da Silva Machado (19) partiram para o desconhecido em maio de 2023. Os dois jovens da diocese parceira brasileira de Óbidos vieram para Würzburg como parte do Serviço Voluntário Mundial. Desde então trabalham em creches e centros de educação juvenil, supervisionados e organizados pela Associação da Juventude Católica Alemã (BDKJ) e pela Catholic Youth Work (KjA). Seu ano no exterior termina no final de fevereiro. Pouco antes de partirem, eles contaram o que haviam vivenciado na Alemanha e o que sentiriam falta.

Há oito meses, Gabriel Santos Gonçalves (22) diz que teria sido fácil para ele sair da Alemanha. Mas em fevereiro de 2024, cerca de duas semanas antes da partida, ele evita pensar no voo de volta. O brasileiro nativo mora e trabalha no centro de educação juvenil de Volkersberg há oito meses. Apoia tarefas de zelador e em seminários com jovens. Ele gosta das diversas atividades, diz Santos Gonçalves. Mas ainda mais importante: a casa Volkersberg parece ter se tornado uma segunda casa. Ele adora a vista da natureza, das cidades e das florestas, vai aos treinos de futebol e tem levado a sério muitas pessoas em suas instalações. “Eles são meus amigos”, diz ele. Ele se adaptou, principalmente porque fala melhor o alemão. Agora a comunicação é mais fácil. Após as primeiras quatro semanas de curso de idiomas, ele continuou a aprender por conta própria. Ele agora entende muitas perguntas e conversas na primeira tentativa.

O que era incomum no início? As saudações. No Brasil todos se cumprimentam, diz Santos Gonçalves. Por outro lado, se estranhos encontrarem você no corredor de Volkersberg, não haverá “olá”. E os planos, ri o voluntário. Quando os planos são feitos no Brasil, nem sempre funcionam, mas na Alemanha funcionam, diz ele. E neve e frio comparado ao Brasil tropical? Ele rapidamente se acostumou com isso. Ele até gosta mais do frio do que do calor, diz ele. Ele provavelmente pousou exatamente no Volkersberg, onde geralmente é alguns graus mais frio do que em Würzburg.

Faltam agora cerca de duas semanas para Santos Gonçalves poder apreciar a vista do Rhön. No dia 29 de fevereiro voltamos ao Brasil. O que vem depois? O voluntário ainda não pensa nisso. Ainda há tempo para planejamento no Brasil. Ele só quer aproveitar seu tempo na Alemanha e viver o momento. Ele se lembra com carinho dos muitos encontros com outros voluntários onde pôde conhecer novas culturas. Ou a fogueira em outubro, quando as pessoas cantavam música folclórica e bebiam cerveja no centro de educação juvenil. E o céu, que estava particularmente lindo naquela noite. “Foi um momento emocionante”, diz Santos Gonçalves. Se pudesse, combinaria Alemanha e Brasil – os melhores lados de ambos, ele ri. E voltar para a Alemanha um dia? “Sim.”

Quando Daniela da Silva Machado (19) chegou à Alemanha em maio de 2023, não conseguiu habituar-se imediatamente ao clima. Ela veio para a primavera alemã do Brasil tropical. No início foi definitivamente uma mudança, diz ela. Daniela Machado, com o aplicativo de tradução pronto, e fala sobre o serviço voluntário na Alemanha. Ela mora aqui há oito meses. Durante o dia ela se oferece como voluntária para apoiar os educadores da creche Sankt Rita. Ela brinca com as crianças e ocasionalmente ajuda na cozinha quando necessário. Daniela Machado agora entende muito do que as crianças falam para ela. Ainda é difícil falar alemão. Ela fala espanhol ou português com seus amigos “weltwärts”, muitos dos quais também vêm da América do Sul, e com sua pessoa de contato no Kilianeum.

Apesar da barreira linguística, ela gosta de trabalhar com as crianças da creche. Tanto que ela decidiu mudar seus planos futuros. Após retornar ao Brasil, ela não quer mais estudar ciências agrícolas, mas prefere continuar trabalhando com crianças. Treinamento para se tornar professor? Esses planos também deverão se concretizar após a chegada ao Brasil. Depois ainda dá tempo de organizar tudo, diz ela.

Ela quer aproveitar as últimas semanas na Alemanha até sua partida em 29 de fevereiro e passar um tempo com os amigos. Ela conheceu pessoas incríveis em Würzburg que a ajudaram repetidamente na vida cotidiana na Alemanha. Uma de suas melhores lembranças remonta a uma tarde em Würzburg. Ela diz que foi a um pequeno restaurante com uma amiga e seu contato voluntário. “Foi um dos dias mais legais que passei aqui.” Daniela Machado tem certeza: sentirá falta dos amigos. Só não o clima. Embora tenha achado linda a primeira neve, ela diz que prefere o sol.

Informações: Diocese de Würzburg – Alemanha.