Círio de Sant’Ana 2022, “Na esperança, nós já fomos salvos (Rm, 8,24)”.

Puxa, mas será que a frase da carta aos Romanos não esta grafada errada? O correto não seria “A esperança é de que seremos salvos??!!” Não, o tema da Festividade de Sant’Ana deste ano é uma verdade absoluta. É só nós darmos uma olhada na vida dos santos católicos, pois na verdade todos são exemplos dessa esperança que nos salvou.
Vamos olhar para senhora Sant’Ana: Quem já teve a curiosidade de conhecer a vida da padroeira dos obidenses, sabe que não foi uma vida fácil. Em um tempo em que a espera pela vinda do messias prometido obrigava todos os casais a gerarem filhos, e em quantidade, quase que de forma automática, na ânsia de que um dos descendentes fosse o novo rei do povo judeu, que os retiraria do subjugo romano, os avós de Jesus já eram idosos e não tinham filhos. Essa infertilidade de Senhora Sant’Ana e São Joaquim, nesse contexto, era vista como uma maldição. Decorrente disso, muita discriminação e humilhação foram impostas ao casal. Chegaram a ser proibidos de frequentar o Templo em alguns momentos de festa. Imaginem quanto sofrimento foi imposto a Senhora Sant’Ana. Porém, isso jamais fez São Joaquim e Sant’Ana se afastarem da Fé. Isso jamais fez o casal desanimar e deixar de confiar em Deus. Na verdade, todos esses acontecimentos só faziam crescer em seus corações a esperança. Como assim? Como que tanta injustiça, tanta discriminação, tanta humilhação, enfim, como tanto sofrimento pode ser causa de esperança? Simples: Sant’Ana e São Joaquim conheciam o amor de Deus por nós.
Amor de Deus por nós?! Que amor é esse? É o amor que perdoa; é o amor que quer sempre reatar as alianças quebradas; é o amor capaz de enviar seu filho unigênito para morrer (e morte de cruz) pelos nossos pecados; é o amor que sempre busca nos restaurar, é o amor que quer nos reconduzir ao paraíso. Quem conhece esse amor tem uma confiança tão grande nele, que a certeza de que a providência Divina tudo resolverá, faz com que enfrente todos os desafios que vida lhe apresenta de forma calma, serena e cheia de esperança no coração.
É por isso que Sant’Ana nos reforça este ano que “Na esperança, nós já fomos salvos”. Na verdade, para que fique mais claro, poderíamos dizer que quem conhece o amor de Deus, já pode ser considerado salvo. Quem conhece o amor de Deus, nada teme, nada reclama, nada questiona. Quem conhece o amor de Deus, sabe que uma dificuldade encontrada, uma pedra no caminho, um espinho que nos arranha é apenas um momento de correção na caminhada que nos reconduz ao Pai. Deus não quer nosso sofrimento, mas às vezes, um “tropeço” no meio do caminho nos faz pausar a caminhada, para olhar pra frente com mais clareza e escolher o caminho correto que nos dará a confiança necessária para a caminhada que leva ao Pai.
Dessa forma, todos nós somos convidados por Senhora Sant’Ana a conhecer esse amor de Deus por nós. Quem conhece esse amor é sempre cheio de esperança. Quem tem essa esperança, conhece o amor de Deus e, portanto, já foi salvo!!
Viva Sant’Ana!! Viva! Viva! Viva!

Texto: Dr. Beto Bentes