Cáritas Diocesana – Oficina e Roda de Conversa em Juruti.

A Diocese de Óbidos, através da Associação Beneficente Emaús, em ação coordenada pela Cáritas no Município de Juruti, realizou no período de 15 à 18 de abril atividade do Projeto Içá – Ação e Proteção – Combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes no Centro de Convivência Madre Clélia, no Município de Juruti.

Com o objetivo de garantir formação às crianças, adolescentes e aos cuidadores, com orientações práticas do funcionamento da Rede de proteção e fluxograma de atendimento, foram realizadas diversas ações com públicos de várias faixas etárias de idade no Centro de convivência Madre Clélia – Sede do Projeto Cultura pela Paz.

No primeiro momento, aconteceram atividades com oficinas de violão, flauta doce, dança, esporte e lazer, Projeto 60+ e Costurando Sonhos. Fora presentado documentário sobre abuso sexual de crianças indígenas e ribeirinhos da Ilha de Marajó. Com objetivo de ampliar a visão dos impactos psicossociais causados pelo abuso sexual de crianças indígenas e ribeirinhos, proporcionando uma reflexão crítica para as crianças, adolescentes, mulheres e idosos.

No segundo momento, ocorreram Rodas de Conversa sobre informação e a esclarecimento do documentário apresentado, relacionando com a realidade das crianças e adolescentes do município de Juruti, que fizeram um paralelo real das mazelas e vulnerabilidades vivenciadas, principalmente nas periferias existenciais.

Foi um momento importante para que os usuários colocassem seu entendimento sobre o tema abordado, comentando cenas que lhes marcaram do documentário, onde houveram interações e relatos de mulheres referente a situações de abuso sexual intra e extra familiar.

Além dos temas abordados, foram realizadas orientações de prevenção e auxilio diante dos relatos, considerando a partilha e a importância da denúncia nas redes de proteção, o quanto é importante conhecer o fluxograma e os Entidades que compõem a Rede de Proteção e Sistema de Garantia de Direitos. A ação contou com diversos parceiros, sendo nossos facilitadores na assessoria com: Orientadora Social, Assistente Social, Psicóloga e Gerente de Projetos. A conclusão da ação proporcionou um diagnóstico para vários encaminhamentos, os quais inseridos no plano de ação do Projeto Içá – Ação e Proteção.