Núncio Apostólico (embaixador do Papa) Dom Giovanni D’Aniello visita a Diocese de Óbidos

Na noite do último domingo (2), foi realizada a missa dominical para dar as boas-vindas a Dom Giovanni d’Aniello que é o Embaixador Papal no Brasil, com a presença de Francisco Belotti (Fundador dos Franciscanos na Providência de Deus), religiosos da congregação franciscana e Dom Bernardo J. Bahlmann (Bispo diocesano)
Dom Giovanni, Dom Bernardo, Frei Francisco Belotti e demais padres. (Santa Missa na Catedral de Sant’Ana)

A visita do embaixador Papal aconteceu no início do mês de fevereiro entre os dias 02 a 05 na sede da Diocese, com a celebração eucarística na Catedral de Sant’Ana na noite de domingo (02), no centro da cidade e contou com a presença de vários fiéis e religiosos diocesanos. Com uma programação intensa pela cidade, desde celebrações de missa a visitas a comunidades ribeirinhas, Dom Giovanni se mostrou muito contente com as atividades realizadas na região.

Em expedição com o Barco Hospital Papa Francisco à Comunidade Maria Tereza, que fica a alguns quilômetros da cidade, o Núncio Apostólico disse estar impressionado com receptividade do povo, mas também com dificuldade geográfica e logística para se levar recursos, assistência médica e mantimentos a pequena ilha e manifestou alegria ao saber que o recém ordenado Diácono Agnaldo (Primeiro Diácono Permanente do Oeste do Pará) faz parte da localidade, “ É a primeira vez que venho, mesmo assim, eu ouvi falar várias vezes daqui e é uma esperança trazer o Barco Hospital até aqui” disse o Bispo Italiano.

Visita a Comunidade Paraná Maria Tereza, pertencente a Diocese de Óbidos/PA.

Para Dom Giovanni (Núncio Apostólico), foi uma experiência única, fantástica estar conhecendo as realidades Amazônicas da igreja, “eu vi o carinho dessas pessoas com a gente, foi uma experiência de humanidade, de ver os irmãos cuidando de outros irmãos mais carentes” disse, e completou “somos todos iguais, temos que cuidar um do outro, no amor mútuo”, destacou.

Fazenda da Esperança Santa Clara – Óbidos/PA

Nos seus últimos dias de expedição pela cidade de Óbidos, o Embaixador do Papa no Brasil visitou vários projetos mantidos pela Diocese, como o Cultura pela Paz, que atende os jovens e fica localizado no Bairro S. Francisco, também o Centro Educacional Bom Pastor que fica numa área de risco da cidade e a Fazenda da Esperança Santa Clara, coordenada pelo Padre Lázaro, ficando há alguns quilômetros da cidade. Levou uma palavra de Esperança do Papa e da Igreja aos Jovens internos que lá buscam uma vida nova.

O Núncio Apostólico tem duas funções no país: ser o representante do Papa e do estado do Vaticano, por isso ele tem o status de embaixador. Em sua função pastoral, o Núncio também é responsável para indicar ao Papa a nomeação dos bispos.

Dom Giovanni D’Aniello exerce as duas funções no Brasil desde 10 de fevereiro de 2012. O clérigo já foi Núncio Apostólico na República Democrática do Congo no período de 2001 a 2010, quando foi nomeado representante da Santa Sé, na Tailândia e Camboja.

Dom Giovanni d’Aniello, Núncio Apostólico no Brasil.

Por fim, o Núncio fez suas considerações em relação a igreja na Amazônia, “Eu sabia da Igreja aqui, me surpreendeu a vitalidade das pessoas e que acreditam verdadeiramente na gratuidade da ação da igreja”. Destacou o Bispo Italiano e completou, “descobri o outro lado, onde a resposta é positiva, de confiança, então eu encorajo a Igreja de Óbidos a continuar com esse trabalho, porque verdadeiramente temos situações sérias, é confortante ter uma igreja que corresponde as expectativas do povo.” Finalizou Dom Giovanni.

Texto e fotos: Douglas Freire –  Setor Diocesano de Comunicação Midiática – SEDCOM

Acompanhe fotos e postagens em nosso perfis:

Facebook: https://www.facebook.com/diocesedeobidos/

Instagram: https://www.instagram.com/diocesedeobidos/?hl=pt-br