“No meio de vós como aquele que serve” (Lc 22,27). A Diocese de Óbidos celebra a Ordenação Diaconal do Lucas Nogueira.

A Catedral de Sant’Ana ficou pequena para a Missa Solene de Ordenação Diaconal do Lucas. A Celebração aconteceu na última noite de domingo, 10 de março, e foi presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Bernardo Johannes, e concelebrada por diversos Padres da nossa Igreja Particular e de outras Arquidioceses em especial os Padres, Miguel Campos e Gabriel Arcanjo, da Arquidiocese de Juíz e Fora, e do Padre Rubinei da Arquidiocese de Santarém e Reitor do Seminário da Província Eclesiástica, além da partipação do Diácono Permanente, Gildo Silva. Também estiveram presentes, seminaristas, familiares e amigos, fiéis que vivenciaram com essa linda Celebração.

Composta de vários ritos que expressam a entrega do ordenando a Jesus Cristo e à Igreja, a celebração foi marcada de muita emoção. Ainda como parte do ritual, o diácono foi revestido de estola e a dalmática (vestes próprias do ministério), recebeu o Livro dos Evangelhos das mãos do Bispo, o abraço da paz e acolhida do clero ao novo diácono diocesano. Como diácono, Lucas Nogueira foi designado a realizar trabalho pastoral na Paróquia Santo Antônio, em Oriximiná.

O rito de Ordenação manifesta a natureza e a missão do diácono, para que, movido pelo exemplo de Jesus, ele exerça o amor sincero, a solicitude para com os pobres e os enfermos, a autoridade discreta, a simplicidade de coração e uma vida segundo o Espírito Santo. Que Deus dê o dom da perseverança ao nosso irmão, e o faça crescer no amor, agindo sempre com caridade.