Diocese de Óbidos se adapta às medidas de saúde

No início do mês de março, a região norte do Brasil, incluindo o estado do Pará, foi surpreendida com casos do vírus COVID19, sendo necessário tomadas de decisões por parte dos governos estaduais, municipais e também da igreja.

Sede Diocese de Óbidos

O vírus, que tem origem na China (país do continente asiático), teve o seu primeiro caso próximo do final do ano de 2019. O Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).

No estado do Pará, medidas do governo do estadual reforçam a permanência da população em casa, além de fechamentos bares e comércio, com exceção dos serviços essenciais ao povo, como drogaria, padaria, açougue, postos de saúde, hospitais e outros.

As medidas tomadas pela Diocese de Óbidos, na pessoa de Dom Bernardo, incluem a suspensão das Missas presenciais nas paróquias, atividades catequese, pastorais e movimentos, conforme decreto que também foi expedido pelo Bispo local. As Celebrações Eucarísticas serão realizadas de forma privada, cada uma uma se adaptando ao atual momento.

Última Missa (santos Óleos) aberta aos fiéis.

Para Dom Bernardo, o momento é de obediência às medidas e orientações dos órgãos de saúde, ” Pedimos aos fiéis, que não fiquem andando de um lado para o outro, fiquem em casa com seus familiares”, afirmou o Bispo diocesano.

O Setor de Comunicação Diocesano (SEDCOM), que fazia transmissões de Missas solenes, passou a transmitir todos os dias pela página no Facebook as celebrações direto da Capela Bom Jesus (sede da Diocese), com o Auxílio do Diácono Rodrigo Allan, e aos domingos na Catedral de Sant’Ana.

Foto: Diácono Rodrigo Allan

Outra medida adotada pelo Pastor de Óbidos, foi a manutenção de uma adoração interna, dividida entre padres, religiosos(as), funcionários(as) e alguns membros de pastorais, iniciando logo após as Missas matinais e finalizando antes das celebrações noturnas.

Jesus Eucarístico exposto na Catedral de Sant’Ana

Todos os setores de comunicação da Diocese foram acionados para dar suporte ao povo de Deus, entre Pascom diocesana, paroquiais, ministérios de comunicação de movimentos e membros comunitários dispostos a ajudar nas transmissões de Missa e repasse de informações.

O horário das Missas transmitidas pelo Facebook:

pela manhã, às 07h

pela noite, às 19h

As celebrações acontecem todos os dias nos horários citados acima.

Setor Diocesano de Comunicação Midiática – SEDCOM

Texto e Fotos: Douglas Freire

Viste nossa FanPage no Facebook, aqui.

Visite nosso perfil no Instagram, aqui.

E também nosso Canal no Youtube, clicando aqui.