Festividade de Sant’Ana

Festividade de Senhora Sant’Ana

De acordo com os registros históricos o primeiro Círio da Padroeira do Obidenses aconteceu no ano de 1854, e foi terrestre. O Círio Fluvial da forma que conhecemos hoje, passou a ser realizado no ano de 1933, por iniciativa de vários jovens da época, que contaram com o apoio do casal Sr. José Resende Marinho e Dona Luiza Seixas Marinho.

A imagem de Senhora Sant’Ana, por ordem do vigário, à época, foi conduzida até a residência do Casal, localizada na costa fronteira, com certa antecedência e por cerca de 15 dias permaneceu recebendo visitação de fiéis e devotos que faziam suas orações e depositavam suas ofertas.

Naquela época não existia embarcação motorizada. Assim, no segundo domingo do mês de julho a imagem de Sant’Ana saiu em procissão fluvial, embarcada em uma Igarité (batelão) de madeira, ornamentada com flores de taseizeiras (arbusto de bela flor), e seguiu em direção à cidade acompanhada por diversas canoas, onde ao chegar foi recepcionada com queima de fogos e balões. Após seguiu em procissão até a Igreja onde foi celebrada Missa Festiva.

A Festividade de Senhora Sant’Ana é realizada há 166 anos. É um evento que está incorporado na história, na cultura e na tradição obidense. Sua origem remonta ao Brasil Imperial, e na verdade está intimamente ligado à formação da identidade dos obidenses.

Ao longo dos anos, apesar de ter forte componente religioso, transformou-se em um evento em que são apresentados todos os expoentes culturais do nosso município, tanto religiosos como da música, literatura, dança, teatro e culinário, atraindo pessoas de toda a região e de todo Brasil.

Após o Círio todas as noites são realizadas procissões e santas missas, assim como acontecem em praça pública eventos culturais como apresentação de danças, shows musicais, apresentações teatrais e etc.

A festa de prolonga do segundo domingo de julho até o dia 26, que é o dia da festa, marcado por um grandioso leilão de oferendas, principalmente de gado, realizado durante o dia. Ao entardecer, há a procissão, que sai da Catedral Diocesana e percorre as ruas da cidade, tendo seu ápice em uma Missa campal, celebrada na chegada da procissão, na Praça de Sant’Ana. O encerramento da Festividade ocorre com um grande show pirotécnico, às 00:00 horas do dia 27.

Colabore com a Festividade de Sant’Ana, através de doações.

Mitra Diocesana de Obidos:

Banco do Brasil:

Ag.256-9

Cc.22259-3

Pelo Pix:

Nome: Paroquia Santana

Chave: 04944179000277

Click nos links para ver mais.

Círio de Sant’Ana 2023

Círio de Sant’Ana 2022

Círio de Sant’Ana 2021

Cartaz de Sant’Ana 2023

Cartaz de Sant’Ana 2022

Cartaz de Sant’Ana 2021

Explicação e conceito teológico presentes no Cartaz Oficial da Festa de Senhora Sant’Ana 2024.