Festividade de Sant’Ana
Festividade de Senhora Sant’Ana
De acordo com os registros históricos o primeiro Círio da Padroeira do Obidenses aconteceu no ano de 1854, e foi terrestre. O Círio Fluvial da forma que conhecemos hoje, passou a ser realizado no ano de 1933, por iniciativa de vários jovens da época, que contaram com o apoio do casal Sr. José Resende Marinho e Dona Luiza Seixas Marinho.
A imagem de Senhora Sant’Ana, por ordem do vigário, à época, foi conduzida até a residência do Casal, localizada na costa fronteira, com certa antecedência e por cerca de 15 dias permaneceu recebendo visitação de fiéis e devotos que faziam suas orações e depositavam suas ofertas.
Naquela época não existia embarcação motorizada. Assim, no segundo domingo do mês de julho a imagem de Sant’Ana saiu em procissão fluvial, embarcada em uma Igarité (batelão) de madeira, ornamentada com flores de taseizeiras (arbusto de bela flor), e seguiu em direção à cidade acompanhada por diversas canoas, onde ao chegar foi recepcionada com queima de fogos e balões. Após seguiu em procissão até a Igreja onde foi celebrada Missa Festiva.
A Festividade de Senhora Sant’Ana é realizada há 166 anos. É um evento que está incorporado na história, na cultura e na tradição obidense. Sua origem remonta ao Brasil Imperial, e na verdade está intimamente ligado à formação da identidade dos obidenses.
Ao longo dos anos, apesar de ter forte componente religioso, transformou-se em um evento em que são apresentados todos os expoentes culturais do nosso município, tanto religiosos como da música, literatura, dança, teatro e culinário, atraindo pessoas de toda a região e de todo Brasil.
Após o Círio todas as noites são realizadas procissões e santas missas, assim como acontecem em praça pública eventos culturais como apresentação de danças, shows musicais, apresentações teatrais e etc.
A festa de prolonga do segundo domingo de julho até o dia 26, que é o dia da festa, marcado por um grandioso leilão de oferendas, principalmente de gado, realizado durante o dia. Ao entardecer, há a procissão, que sai da Catedral Diocesana e percorre as ruas da cidade, tendo seu ápice em uma Missa campal, celebrada na chegada da procissão, na Praça de Sant’Ana. O encerramento da Festividade ocorre com um grande show pirotécnico, às 00:00 horas do dia 27.
Colabore com a Festividade de Sant’Ana, através de doações.
Mitra Diocesana de Obidos:
Banco do Brasil:
Ag.256-9
Cc.22259-3
Pelo Pix:
Nome: Paroquia Santana
Banco do Brasil
Chave: 04944179000277
Click nos links para ver mais.
Explicação e conceito teológico presentes no Cartaz Oficial da Festa de Senhora Sant’Ana 2024.