Celebração marca a instituição de Ministros Extraordinários da Palavra e da Eucaristia na Paróquia São Francisco e Santa Clara, em Óbidos.
No último domingo, 10 de março, aconteceu na Fazenda da Esperança Santa Clara a instituição de 03 Ministros Extraordinários da Palavra e da Eucaristia. A Celebração foi presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Bernardo Johannes, concelebrada pelos Padres Edson Galego e Gabriel Arcanjo.
Foram nomeados Ministros Extraordinário da Palavra e da Eucaristia, a Sra. Luzivania de Figueiredo, o Sr. Marcos Bergmann, e o Sr. Wanderley Matias, pertencendo a Fazenda da Esperança Santa Clara, que faz parte da Paróquia São Francisco e Santa Clara.
Durante a celebração aconteceu a Primeira Comunhão para 3 acolhidos, aproveitando o ensejo desse momento festivo, aconteceu a conclusão do ano do Sr. Raimundo Lima, de 70 anos, oriundo do município de Santarém.
Cáritas Diocesana, realizou a Roda de conversa em Óbidos, a iniciativa faz parte do Projeto Içá, Ação e Proteção.
A Diocese de Óbidos, através da Associação Beneficente Emaús, em ação coordenada pela Cáritas Diocesana, realizou no dia 06 de março, no Clíper São Francisco, na Paróquia São Francisco e Santa Clara, no município de Óbidos, evento social denominado “RODA DE CONVERSA”.
A ação/atividade faz parte do planejamento anual do Projeto Içá – Ação e Proteção – Combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes, que contou com as abordagens de representantes da Rede de Proteção e Serviço de Garantia de Direitos como: SEMDES (CRAS/CREAS), Conselho Tutelar, Polícia Militar e Cáritas Diocesana.
Participaram do evento estudantes entre a faixa etária de 09 a 13 anos, juntamente com as(os) professoras(es) das Escolas: Frei Edmundo Bonckosch, Inglês de Souza e Raimundo Cardoso de Araújo, assim como, adolescentes do Centro Social Madre Regina.
O evento teve como objetivo: “dinamizar ações pedagógicas com metodologias lúdicas, que possibilitem dentro dos espaços escolares e projetos sociais, o entendimento de prevenção, proteção e combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.
Além de explanações acerca da temática: Abuso, violência e exploração sexual contra crianças e adolescentes, houveram dinâmicas, músicas e interações com as crianças e adolescentes, profissionais da educação e coordenadores de projetos sociais.