Missa dos Santos Óleos é celebrada na Catedral de Sant’Ana, em Óbidos.

A Missa dos Santos Óleos, aconteceu na noite de quarta-feira, (13), realizada na Catedral de Sant’Ana, que celebra a unidade da Igreja e é, também, um momento de renovação da promessa Sacerdotal dos Religiosos. A Celebração foi presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Bernardo Johannes, além de ser concelebrada por todo Clero da Diocese de Óbidos.

Durante a celebração foi apresentado o Padre Gabriel Arcanjo, que exercerá seu ministério como Vigário Cooperador da Paróquia São Francisco e Santa Clara, colaborando com a Diocese de Óbidos. Padre Gabriel faz parte da Arquidiocese de Juiz de Fora, e estará em missão durante 1 ano em nossa Diocese.

É nessa Missa que se abençoa o Óleo dos Catecúmenos e dos Enfermos e se consagra o Óleo do Santo Crisma, daí a celebração ser chamada de “Missa dos Santos Óleos”. Após o término do rito, os padres voltam para suas comunidades e levam a porção dos óleos para que possa ocorrer a prática dos sacramentos dos seus fiéis.

Entenda o significado dos óleos:

– Óleo dos Catecúmenos: Concede a força do Espírito Santo aqueles que serão batizados para que possam ser lutadores de Deus, ao lado de Cristo, contra o Espírito do mal.

– Óleo dos Enfermos: É um sinal utilizado pelo sacramento da Unção dos Enfermos, que traz o conforto e a força do Espírito Santo para o doente no momento de seu sofrimento. O doente é ungido na fronte e na palma das mãos.

– Óleo do Crisma: É um óleo utilizado nas unções consacratórias dos seguintes sacramentos: depois da imersão nas águas do batismo, o batizado é ungido na fronte; na Confirmação é o símbolo principal da consagração, também na fronte; depois da Ordenação Episcopal, sobre a cabeça do novo bispo; depois da ordenação sacerdotal, na palma das mãos do neo-sacerdote.