Cáritas Diocesana, realiza roda de conversa no município de Alenquer.

A Diocese de Óbidos, através da Associação Beneficente Emaús, em ação coordenada pela Cáritas no município de Alenquer, realizou no dia 13 de Abril, no Barracão da Comunitário de São Pedro, RODA DE CONVERSA FORMATIVA.

A atividade faz parte do Projeto Içá – Ação e Proteção – Combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes e teve como objetivo: Garantir formação às crianças, adolescentes, cuidadores e Catequistas da Catequese de Iniciação Cristã das Comunidades São Pedro e Santa Bárbara, com orientações práticas do funcionamento da Rede de proteção/SGD, fluxograma de atendimento e medidas de proteção individual através do Disk 100 ( Número gratuito para denúncias).

A ação contou com assessoria de: Assistente Social, Coordenação da Cáritas Diocesana e Coordenação local, onde possibilitaram momentos dinâmicos de aprendizagem lúdica, na qual as crianças e adolescentes puderam interagir, questionar e receber informações acerca da temática, a qual enfrenta barreiras de esclarecimento desde o ambiente familiar e muitas vezes polemizado dentro da sociedade.

A dinâmica da atividade contou com suporte didático de cartilhas em forma de gibis do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA para as crianças e adolescentes e Cartilhas do Projeto Içá – Ação e Proteção para os Catequistas, assim como, utilização do Semáforo do Toque, com aprendizado na prática do significado dos sinais de trânsito no corpo da criança: Verde (Siga: Pode tocar), Amarelo (Atenção: alerta ligado, cuidado), Vermelho (Pare: Não pode tocar). O evento foi encerrado com a participação dos presentes na Celebração Eucarística num momento de agradecimento pelo êxito da missão.