A Paróquia Missionária Sagrado Coração de Jesus, adquire uma lancha para atendimentos Pastorais das comunidades ribeirinhas de Juruti Velho.
Na tarde de hoje, quinta-feira, (14-03), o Bispo Diocesano, Dom Bernardo Johannes, realizou a benção e a entrega da lancha de pequeno porte para os Padres da Paróquia Missionária Sagrado Coração de Jesus. Estavam presentes representantes da Associação Beneficentes Emaús, que ajudaram no projeto da aquisição da embarcação.
A Arquidiocese de Colônia, colaborou com uma ajuda financeira de 10 mil Euros, e o restante do valor foi pela Diocese de Óbidos e Paróquia Sagrado Coração de Jesus, sendo assim, foi possível a realização da aquisição da embarcação de pequeno porte para atendimentos pastorais das comunidades ribeirinhas da Paróquia, um trabalho de acompanhamento, considerando a necessidade para o transporte fluvial. Devido as longas distâncias e localização das comunidades sendo aproximadamente 90% ribeirinhas, todo atendimento é realizado somente por embarcações fluviais.
A embarcação recebeu o nome de SIRIPANA, que traz o significado de uma peça indígena tradicional da Região Amazônica, e até os ribeirinhos faziam utilização desta peça para as pescas. A lancha será instrumento para a Evangelização no Coração da Amazônia.
Missa dos Santos Óleos é celebrada na Catedral de Sant’Ana, em Óbidos.
A Missa dos Santos Óleos, aconteceu na noite de quarta-feira, (13), realizada na Catedral de Sant'Ana, que celebra a unidade da Igreja e é, também, um momento de renovação da promessa Sacerdotal dos Religiosos. A Celebração foi presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Bernardo Johannes, além de ser concelebrada por todo Clero da Diocese de Óbidos.
Durante a celebração foi apresentado o Padre Gabriel Arcanjo, que exercerá seu ministério como Vigário Cooperador da Paróquia São Francisco e Santa Clara, colaborando com a Diocese de Óbidos. Padre Gabriel faz parte da Arquidiocese de Juiz de Fora, e estará em missão durante 1 ano em nossa Diocese.
É nessa Missa que se abençoa o Óleo dos Catecúmenos e dos Enfermos e se consagra o Óleo do Santo Crisma, daí a celebração ser chamada de “Missa dos Santos Óleos”. Após o término do rito, os padres voltam para suas comunidades e levam a porção dos óleos para que possa ocorrer a prática dos sacramentos dos seus fiéis.
Entenda o significado dos óleos:
- Óleo dos Catecúmenos: Concede a força do Espírito Santo aqueles que serão batizados para que possam ser lutadores de Deus, ao lado de Cristo, contra o Espírito do mal.
- Óleo dos Enfermos: É um sinal utilizado pelo sacramento da Unção dos Enfermos, que traz o conforto e a força do Espírito Santo para o doente no momento de seu sofrimento. O doente é ungido na fronte e na palma das mãos.
- Óleo do Crisma: É um óleo utilizado nas unções consacratórias dos seguintes sacramentos: depois da imersão nas águas do batismo, o batizado é ungido na fronte; na Confirmação é o símbolo principal da consagração, também na fronte; depois da Ordenação Episcopal, sobre a cabeça do novo bispo; depois da ordenação sacerdotal, na palma das mãos do neo-sacerdote.