Hoje celebramos São Boaventura, e de modo especial, concluímos os mosaicos da parte central no Presbitério da Catedral de Sant'Ana.
Hoje celebramos São Boaventura, Bispo e Doutor da Igreja, discípulo de Cristo nas pegadas de São Francisco.
São Boaventura foi Bispo e reconhecido Doutor da Igreja do Cristo que chamou pescadores e camponeses para segui-lo no carisma de Francisco de Assis, mas também homens cultos e de ciência. São Boaventura era um destes homens de muita ciência, porém, de maior humildade e conhecimento de Deus, por isto registrou o que vivia.
Dentre muitos trabalhos de São Boaventura, a Árvore da Vida da Catedral de Sant'Ana, se inspira na sua Teologia, e de forma especial, hoje concluímos o mosaico que compõe a parte central no Presbitério da Catedral, que hoje é referência na Amazônia rica em termos de expressão da arte sagra.
A Árvore da Vida, é a expressão da vida e de toda criação de Deus, um momento único para os fiéis de nossa Diocese, a composição central do painel de mosaicos, que se iguala a uma analogia com a floresta amazônica, deve ser entendida como as árvores da Amazônia, que tem esse viés de serem uma Criação de Deus, que sempre devemos proteger e cuidar. O mosaico é representado através de uma castanheira, árvore típica da região do Baixo Amazonas. Agradecemos à todos os benfeitores e benfeitoras, à todos que colaboram com a reforma da Catedral e também pela execução dessa obra, de modo especial, agradecemos ao artista Lorenz Heilmair, que teve essa sensibilidade de conseguir expressar nessa linda obra todo esse trabalho artístico na Catedral de Sant'Ana.
Seminaristas da Diocese de Óbidos, recebem Instituição dos Ministérios de Leitorato e Acolitato.
Cinco seminaristas da nossa Diocese de Óbidos, deram mais um passo rumo ao sacerdócio. O rito aconteceu durante a Festividade de Sant'Ana, na noite da última sexta-feira, (14), na Catedral de Sant'Ana, a celebração foi presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Bernardo Johannes, e concelebrada pelos Padres, Adalberto, Emmanuel, Leonardo, Leandro, Edson, Rafael, o Padre Rubinei da Arquidiocese de Santarém e Reitor do Seminário da Província Eclisiastica, e o Diácono Alexandre. Também estiveram presentes, demais seminaristas, familiares e amigos, e fiéis que participaram e ajudaram na Celebração.
Receberam os Ministérios os seminaristas, Érisson Silva, Iranilson Araújo, José Maria, Lucas Nogueira e Roberth Luan.
No ministério do Leitor, o seminarista recebe a função de auxiliar na Liturgia da Palavra, tornando-se oficialmente um leitor da Igreja. Na Missa e nas demais ações sagradas, será ele a fazer as leituras da Sagrada Escritura (com exceção, porém, do Evangelho).
O ministério de Acólito, por sua vez, é dado pela Igreja aos seminaristas para auxiliarem o sacerdote e o diácono. É sua função de cuidar do serviço do altar, auxiliando o Diácono e o Sacerdote nas ações litúrgicas, sobretudo na celebração da Santa Missa; distribuindo, como ministro extraordinário, a Sagrada Comunhão.