Retiro Espiritual do Clero da Arquidiocese de Botucatu aconteceu nos 16 a 20 de outubro no Seminário Santo Antônio em Agudos, São Paulo.
O Clero da Arquidiocese, juntamente com Dom Maurício Grotto de Camargo, se reuniu para o retiro espiritual 2023. Nesse ano, o convidado para o Retiro foi o Dom Bernardo Johannes, Bispo da Diocese de Óbidos.
Foi um momento de Espiritualidade e Comunhão, tendo como base a Palavra de Deus e o subsídio sobre as “Orientações para animação missionária no Brasil” da CNBB. Durante os dias 16 a 20 de outubro, o Clero se reuniu no Seminário Franciscano Santo Antônio em Agudos – SP. O Retiro buscou levar os participantes a uma profunda reflexão sobre a temática missionária e o “retorno” ao essencial sacerdotal: Cristo. Nesta temática, Dom Bernardo usou como base o Caderno de Estudos 108, da CNBB, junto ao Arcebispo Dom Maurício, os Ministros Ordenados da Arquidiocese, e o Padre Jorge Armando, que faz parte da Arquidiocese de Botucatu, e está em missão na Diocese de Óbidos, tiveram a oportunidade de vivenciar momentos de espiritualidade.
O retiro além de ser uma obrigação canônica (está previsto pelo Código de Direito Canônico, cânon 276 § 2 4º), é também uma oportunidade para um contínuo crescimento espiritual dos Presbíteros e para reforçar a unidade com seu Bispo. Esta é uma prática da Igreja Católica realizada pelo Papa, Bispos, Padres, religiosos, ao longo do ano.
Lembramos ainda, que o Bispo Dom Bernardo, trabalhou por 2 anos no Seminário Santo Antônio em Agudos, na formação dos seminaristas, em 1990 à 1991. E no dia 04 de outubro de 1991, o Dom Bernardo, fez sua Profissão Solene, na Ordem dos Frades Menores, na Capela do Seminário.
A Arquidiocese de Botucatu tem parcerias com outras Dioceses da Amazônia, como Itaituba/PA, Óbidos/PA e São Gabriel da Cachoeira/AM.