“A Força das Mulheres e Crianças na Amazônia”

Projeto ”Força para as mulheres e crianças da Amazônia” é o título do programa pastoral integral para mulheres e crianças na Diocese Amazônica de Óbidos. O projeto está atualmente em uma fase de planejamento intensivo e cada vez mais concreto. As primeiras medidas do projeto de dez anos devem começar no início do próximo ano.

O principal grupo-alvo é o grupo particularmente vulnerável de mulheres, jovens mães e crianças. Porque sofrem de forma especial com a falta de igualdade de direitos e a opressão que a acompanha, com os abusos e experiências de violência, bem como com a falta de acesso à educação e cuidados médicos básicos. O desenvolvedor do programa é o Bispo da Diocese liderada pelos franciscanos alemães, Mons. Johannes Bahlmann.

Há muitos anos, a Igreja Católica em Óbidos organiza um grande número de projetos de ajuda para ajudar as muitas pessoas desfavorecidas – especialmente mulheres, crianças e jovens, principalmente indígenas ou os chamados “Quilombolas” (descendentes de ex – escravos africanos) – com seus problemas sociais e médicos para ajudar. Com o novo programa, esses grupos particularmente desfavorecidos, em particular, receberão apoio de longo prazo e ajuda para se ajudarem e, assim, poderão desenvolver nova coragem e perspectivas para uma vida autodeterminada.

Para o efeito, será criado um espaço protegido baseado no modelo das congregações femininas europeias do século XIX, no qual as crianças e as mulheres podem aprender e trocar ideias. Um edifício já existente, localizado centralmente, pode ser usado como centro de reuniões e treinamento. Lá, as mulheres e crianças são conscientizadas de seus direitos e incentivadas a resistir aos seus opressores. Eles também devem ser continuamente treinados nas áreas de economia doméstica, saúde e economia e, assim, serem capazes de melhorar gradualmente sua situação de vida por conta própria e por suas próprias habilidades.