Missa em Comemoração pelos 75 anos da Escola São Sebastião, em Terra Santa
Na última quarta-feira, 08 de junho, aconteceu na Igreja de Santa Isabel, missa em comemoração pelos 75 anos da escola São Sebastião. A missa foi celebrada pelo Padre Rodrigo Allan, às 11 horas onde estavam presentes alunos, professores e demais servidores, ex-alunos, ex-professores e população em geral.
Abaixo o histórico da Escola.
A Escola Municipal de Ensino Fundamental São Sebastião, desde 08 de junho de 1947, atende a população de Terra Santa, Município este, com aproximadamente 18.000 habitantes. A Instituição está localizada na zona urbana do Município de Terra Santa – Pará, à Rua Nossa Senhora das Graças, 316 – Centro. A Escola é um prédio particular da Igreja Católica, tendo a Prefeitura de Terra Santa como Entidade Mantenedora e como Unidade Executora a Associação de Pais e Mestres.
Os Curso oferecidos pela Escola são: Educação Infantil (Jardim I) fundamental I (1° ao 5°) e II (6 ao 9°) anos nos turnos matutino e vespertino atendendo uma clientela de 610 alunos. A referida Escola iniciou seu funcionamento no dia 08/06/1947 em uma casa de madeira adquirida pela Paróquia de Santa Isabel e com ajuda de alguns benfeitores da comunidade. A Escola recebeu o nome de Educandário São Sebastião, esse nome em homenagem ao patrono São Sebastião. A Escola funcionava sob a direção de Frei Guido Fiekers da O. F. M (Ordem Franciscana de Maristela) e da Professora Núbia Bentes Picanço, que exercia também função de professora, igualmente, a mesma funcionava com apenas uma sala de aula, com 1ª, 2ª e 3ª séries, totalizando 32 alunos.
De 1948 a 1952 o número de alunos aumentou para 73, tendo sido dividido em dois turnos, continuando com uma só professora. No ano seguinte aumentou o número de alunos, havendo, então, a necessidade de contratar novos professores. A chegada de Frei Eliseu Eismann, O.F.M em 1962 foi um marco para a educação, pois o mesmo observou a necessidade de construir um novo prédio para melhorar o ensino e oferecer conforto às crianças. No trabalho da construção o Frei contou novamente com ajuda dos moradores da comunidade, finalizando a obra em 1963 e inaugurando em 01 de agosto do corrente ano, já atendendo alunos até a 5ª série. Com a exigência do Estado os alunos prestaram exames finais como candidatos estranhos no Grupo Escolar de Oriximiná, pois o curso primário não era reconhecido neste referido Estabelecimento de Ensino.
Com a criação do decreto nº 4305 de 04/11/1963, foi publicado no Diário Oficial em 06 de novembro do mesmo ano, o curso Primário do Educandário São Sebastião ficou reconhecido oficialmente. No ano de 1965 foi criado o Jardim de Infância, mantido pela Paróquia a cima citada. Em decorrência de tal necessidade foi feito o primeiro convênio entre o governo do Estado e a Paróquia, sendo os mesmos renovados todos os anos. Por volta de 1972, à Professora Núbia Bentes Picanço afastou-se do exercício do magistério primário, passando a direção à professora Terezinha Silva Conceição, que trabalhou até o ano de 1973. De 1974 a 1977 assumiu os trabalhos de direção à professora Graciete Machado Godinho, a qual passou a direção à professora Isarina Nascimento Ferreira, que exerceu a função até 03 de junho de 1987, de 04 de junho a 06 de novembro de 1987 assumiu os trabalhos de direção à secretária Jocilene Costa Pessoa. Do dia 11 de novembro de 1987 o Governo do Estado designou a professora Rosaléia Ribeiro Barbosa para função de gestora, permanecendo até abril de 1988 e quem assumiu o cargo de gestora foi à professora Raimunda Andrade Fernandes, até 03 de março 1998. Nesse mesmo ano, administrou os trabalhos da Escola a professora Sandra Maria Pereira Assis até 02 de maio de 2006. Após seu afastamento, assumiu a Direção da Escola o Vice- Diretor Raimundo Gabriel Nascimento de Abreu até o dia 04 de agosto de 2006. A partir desta data assumiu o cargo de Diretor o professor Eleilson Aguiar Almeida até Fevereiro de 2008. No período de março de 2008 a agosto de 2009 a Escola foi dirigida pela professora Isabel de Souza Henrique Filha, de Setembro do mesmo ano a 10 de Janeiro de 2010, a escola ficou sob a responsabilidade da secretária Elenimara Costa Guerreiro devido à licença maternidade da atual diretora.
Nos anos de 2010 e 2011 a Escola passou a ser gerenciada pela professora Zuleide Maria Pessoa Albuquerque com uma clientela de 344 alunos matriculados de 1º, 2º e 3º ano e de 3ª a 4ª série do ensino fundamental. Em fevereiro de 2012, assume a direção da Escola o professor Álvaro Jorge Pantoja Canuto, e recebe uma clientela de 409 alunos e a Escola passa a oferecer o ensino de 9 anos, iniciando com três turmas de 5ª séries funcionando no horário da manhã. Em 2013, a matrícula inicial chega em 455 alunos, acrescentando mais três turmas de 6ª séries.
Em fevereiro de 2014 a assume a Direção a Professora Ângela Maria Morais permanecendo até o mês de fevereiro de 2015.
Em 2015 assume a Escola o Professor Renan Almeida Godinho e a Vice Diretora a Professora Jocelina Pessoa a qual ficou até agosto de 2015. Em agosto de 2015 assume a vice direção a Professora Andreza Costa Barbosa que permaneceu no cargo até junho de 2016 assumindo assim a Direção da Escola até dezembro de 2016. No ano de 2017 a Professora Andreza Costa Barbosa assume a Direção novamente juntamente com o Professor Renan Almeida Godinho como vice diretor nesse ano a Escola possuí uma clientela de 610 Alunos ativos, em fevereiro de 2019 o vice diretor Renan Almeida Godinho deixa a vice direção e a Professora Jeane Cristina Sousa dos Anjos Cavalcante assume a vice direção em 01 de março de 2019, permanecendo a Diretora a Professora Andreza Costa Barbosa a Escola possui no ano de 2019 uma clientela de 595, em agosto de 2020 sai a vice diretora Jeane Cristina Sousa dos Anjos Cavalcante e assume o Professor Diego Cavalcante permanecendo no cargo até Março de 2021, voltando novamente a vice direção a professora Jeane Cristina Sousa dos Anjos Cavalcante. Em 2021 assume novamente a Direção a Professora Andreza Costa Barbosa e na vice direção a professora Jeane Cristina Sousa dos Anjos Cavalcante até nos dias atuais.
Para esse corpo discente, a Escola oferece uma Educação de Qualidade com o objetivo de formar cidadãos atuantes e pessoas construtoras de uma sociedade mais justa. Diante disso, constatamos que a formação permanente dos discentes e funcionários é a base fundamental da reflexão crítica sobre a prática. Que segundo Paulo Freire: “É pensando criticamente a prática de hoje ou ontem que se pode melhorar a próxima prática”. Baseados nesta filosofia de educação e praticidade deixaram expressar a missão, a visão, os valores e os objetivos deste estabelecimento escolar. Visão: Ser e manter-se instituição referencial de qualidade em nosso município, na qual discentes e docentes superam a metodologia da educação, mostrando o desempenho, a criatividade e a criticidade dentro de uma sociedade. Missão: Tem como princípio norteador proporcionar a aprendizagem e colaborar na construção de conhecimentos, a partir do conhecimento do educando, oportunizando-o, valorizando-o e envolvendo-o no contexto histórico, político e social.
Informações: Paróquia Santa Isabel de Portugal/Terra Santa