Missa dos Santos Óleos, foi realizada na Diocese de Óbidos.
A Missa dos Santos Óleos, também chamada de Missa Crismal e da Unidade, aconteceu na noite de quarta-feira, (08), a celebração foi realizada na Catedral de Sant’Ana, em Óbidos, que celebra a unidade da Igreja e é, também, um momento de renovação da promessa Sacerdotal dos Religiosos. A celebração foi presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Bernardo Johannes, além de ser concelebrada por todo Clero da Diocese de Óbidos.
Durante a celebração a convidada para o Retiro, a Irmã Márian Ambrósio, sdp, comentou um pouco sobre sua Vida Religiosa, além de deixar uma mensagem especial sobre o dia Internacional da Mulher. No final da celebração a psicóloga Helena Rocha, que faz parte do Projeto “A Força das Mulheres e Crianças na Amazônia”, relatou sobre o Projeto e de como atua na Diocese, ajudando a todos, em especial as mulheres levando assistência e viabilizando caminhos para uma nova perspectiva de vida.
É nessa Missa que se abençoa o Óleo dos Catecúmenos e dos Enfermos e se consagra o Óleo do Santo Crisma, daí a celebração ser chamada de “Missa dos Santos Óleos”. Após o término do rito, os padres voltam para suas comunidades e levam a porção dos óleos para que possa ocorrer a prática dos sacramentos dos seus fiéis.
Entenda o significado dos óleos:
– Óleo dos Catecúmenos: Concede a força do Espírito Santo aqueles que serão batizados para que possam ser lutadores de Deus, ao lado de Cristo, contra o Espírito do mal.
– Óleo dos Enfermos: É um sinal utilizado pelo sacramento da Unção dos Enfermos, que traz o conforto e a força do Espírito Santo para o doente no momento de seu sofrimento. O doente é ungido na fronte e na palma das mãos.
– Óleo do Crisma: É um óleo utilizado nas unções consacratórias dos seguintes sacramentos: depois da imersão nas águas do batismo, o batizado é ungido na fronte; na Confirmação é o símbolo principal da consagração, também na fronte; depois da Ordenação Episcopal, sobre a cabeça do novo bispo; depois da ordenação sacerdotal, na palma das mãos do neo-sacerdote.