Infância Missionária promove Aprofundamento Diocesano para Assessores
Nos dias 15 e 16 de junho, foi promovido no Centro de Formação Dom Floriano Loewenau, o Encontro de Aprofundamento para Assessores da Infância e Adolescência Missionária (IAM). Estiveram presentes cerca de 30 membros da IAM Diocesana, além de alguns membros da Diocese de Santarém.
O evento contou com a presença do casal, que coordena a nível estadual a Obra Pontifícia, Marcos dos Santos Barros e Marília Brandão Barros, que ao longo do final de semana, palestraram sobre aspectos fundamentais da Obra, além de metodologias para a evangelização de crianças e adolescentes.
A Infância e Adolescência Missionária, nasceu na França, no fim da primeira metade do século XIX, inspirada ao coração de um bispo francês, e alavancada pelas crianças da Diocese de Lorena (França), que entusiasmadas pelos desafios do anúncio do Evangelho na Ásia, sentiram-se impelidas a também contribuir na evangelização, à época o projeto chamava-se Obra da Santa Infância, e posteriormente quando ligado às Obras do Papa para a Evangelização –chamadas de Pontifícias Obras Missionária – chamou-se de Infância Missionária.
Em Óbidos, a IAM está presente em diversas paróquias e comunidades, e com ímpeto de expansão para que possa alcançar todas as paróquias. Em todo o Estado, a IAM está presente em 80 paróquias, e conta com 258 grupos em todas as dioceses.
Em entrevista ao SEDCOM, Marcos e Marília, à frente da coordenação estadual há 11 meses, nos contaram que esse encontro tem um caráter especial, porque encerra o ciclo de visitas da atual coordenação à todas as Dioceses do Pará, e também prepara a IAM no Pará, para o Encontro estadual que será realizado no próximo mês de julho, e que contará com a presença da secretária nacional, Ir. Patrícia.
Para Marcos Barros, a visita à Diocese foi de certo modo surpreendente, porque ele não conhecia o trabalho da IAM na Diocese, e ao chegar na cidade, encontrar e conversar com os membros da IAM, pôde ver o quanto tem sido significativo o trabalho e o esforço para a missão na Diocese, além disse, o coordenador estadual disse acreditar, que sua presença sem dúvida, além de acrescentar algo na experiência e no trabalho dos assessores da Diocese, também é uma presença para aprender com a realidade local. Marília, disse que, tem sido importante o crescimento do apostolado da IAM, não só na Diocese, bem como da região, que na ocasião pôde contar com a adesão de um trabalho missionário com crianças, na Diocese de Santarém, que não estava em comunhão com a IAM.
Sobre a programação do evento, no sábado, foram apresentadas as diretrizes e orientações da IAM a nível nacional, no mesmo dia ainda, houve uma oficina do EFAIAM (Encontro de Formação para Assessores da IAM), em vista da multiplicação do material e da metodologia utilizados nacionalmente. No domingo, as palestras trataram da “Assessoria Inspirada na Pessoa de Jesus Cristo”, formação sobre liderança, e propósito de compromisso a ser firmado na missão em cada paróquia.
Por fim, Marcos e Marília Barros, desejaram que cada vez mais os assessores possam se comprometer com a missão da evangelização das crianças e adolescentes, afim de que não se perca de vista o objetivo de Dom Carlos – fundador da Infância Missionária – que é manter o protagonismo da criança na evangelização.
Setor Diocesano de Comunicação Midiática – SEDCOM
Texto e fotos: Erick Araújo
Viste nossa FanPage no Facebook, aqui.
Visite nosso perfil no Instagram, aqui.
E também nosso Canal no Youtube, clicando aqui.