Ciclismo do bem viver: trilhando caminhos para o protagonismo juvenil, em Óbidos.
Na manhã do último domingo 06 de novembro, foi realizado a atividade denominada Ciclismo do bem viver: trilhando caminhos para o protagonismo juvenil, envolvendo jovens e adolescentes das comunidades São Francisco, São Lázaro e Santo Antônio e seus respectivos familiares.
A programação teve início às 7h30min com a Santa Missa, na Matriz de São Fancisco e Santa Clara, de onde saiu a pedalada, posterior, a benção dos ciclistas jovens e de suas respectivas bicicletas, houve a motivação para o alongamento e orientações para que todos pudessem seguir com segurança na trilha de pedaladas do protagonismo juvenil.
Acompanhados por dois profissionais ciclistas, e carro de apoio, os jovens iniciaram o percurso de Ciclismo vivenciando uma terapia do bem viver, corpo, mente, espírito em sintonia com a Mãe Natureza e a diversidade que nela existe, no ato de esperançar e gerar brotos de resistência, a cada quilômetro percorrido quebravam as barreiras das fragilidades e superavam limites, interligados com o aroma verde da mata, cheiro de capim e ar fresco.
O percurso da Trilha de Ciclismo do Bem teve o destino de chegada uma Chácara de propriedade particular na comunidade Campina. Na chegada houve o café partilhado. Dando seguimento conduziu-se a ciranda do bem viver, com a interpelação: quais as emoções e sentimentos me impulsionaram na trilha? Da voz da juventude ressoaram os sentimentos de: Fé, partilha, companheirismo, força, coragem, amor, ajuda ao outro, superação de limites, alegria, paz, liberdade, amor a vida, segurança, Deus, persistência, a interligação com a Natureza, uma adrenalina única.
Após a escuta da experiência vivenciada na trilha do bem viver, realizou-se uma mística de conexão da juventude com a natureza tendo por base o canto “tudo está interligado” para que os participantes buscassem a revitalização e paz interior. A sintonia se aprofundou em um momento de silêncio e escuta da natureza e suas magias, canto dos pássaros, o vento, o balanço das folhas, o cheiro das evas, onde cada um foi convidado contemplar a beleza da obra da criação e renovar a missão cuidadosa e amorosa de guardiões da Casa Comum.
Na linha preventiva e protagonista houve na ciranda de saberes a abordagem do tema: “Marcas e traumas deixados pela violência Sexual”, o princípio da Ciranda, foi a escuta, e a motivação para superação do medo, para ressoar a voz jovem. Para então conduzir a juventude nas trilhas do empoderamento, com propriedade de falar da questão, pois a prevenção é uma das estratégias de protagonizar e combater o abuso e violência Sexual. É preciso seguir na luta pela vida e em defesa dos Direito humanos que assegurem a vida plena e uma infância feliz livre de qualquer tipo de violência, o Projeto IÇÁ- Ação e Proteção da Diocese de Óbidos vem atuando diretamente no combate a violação de Direitos, e abre novos horizontes ao apoio à trilha do bem viver.
Esta foi uma ação da Associação Beneficente Emaús, através da Cáritas Diocesana de Óbidos.
Fonte: Caritas Diocesana de Óbidos.