Caritas Diocesana, realiza visita onde os agentes voluntários da Rede Cáritas, desenvolvem suas atividades, no município de Óbidos.

A Diocese de Óbidos, através da Associação Beneficente Emaús, em ação Coordenada pela Cáritas Diocesana, realizou no dia 27 de março, visitas em vários espaços onde Agentes Voluntários da Rede Cáritas participam desenvolvendo suas atividades profissionais, onde nesta Caravana de visita contamos com Representante da Cáritas Regional Norte 2, Cáritas Alemã, Cáritas Diocesana de Óbidos, Associação Beneficente Emaús, Mitra Diocesana e SEDCOM.

Essa atividade foi proporcionada afim de mostrar que o trabalho do Voluntário Cáritas, pode ser uma ferramentade transformação profissional, permitindo o desenvolvimento de competências que podem ser aplicadas no ambiente de trabalho e vice-versa. Onde foi perceptível que em todas as visitas, houve uma apresentação com uma metodologia de cunho dinâmico pedagógico, envolvendo escrita, leitura, música, movimentos corporais e culturais. Houve muito diálogo aberto e visitação, conhecendo de perto realidades vivenciadas diariamente, sendo que nossa Caravana se sentiu a vontade para interagir e adentrar em particularidades positivas nos espaços, que favorecem a efetiva ação de nosso Projeto Saúde Nota 10.

Vale ressaltar que a visita em nossa Diocese dos representantes da Cáritas Alemã e Regional Norte 2, nos favoreceu articular novas ações pontuais, fortalecer as atividades do Projeto Içá, mostrar a relação com a Rede de Proteção e vivenciar a realidade do povo desta região, que necessitam de intervenções que ajudem a combater as mazelas encontradas.

Destacamos que os espaços visitados, foram: Escola Inglês de Souza, Escola Frei Edmundo Bonckosch, Centro Educacional Bom Pastor e Grupo Escoteiros Pauxis, sendo que estas entidades estiveram todas participando do I Seminário de Protagonismo Infantojuvenil: Combate ao abuso e exploração sexual.

A Cáritas Diocesana enfatiza ainda, que as ações voltadas no combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, é diuturnamente trabalhado junto a Rede de Proteção, com mobilizações, palestras, Roda de Conversa, e que sempre destaca que um dos seus pilares positivos de caminhada, são nossos Voluntários.