Cáritas Diocesana, realiza capacitação para lideranças que atuam na defesa dos direitos das crianças e adolescentes, em Óbidos.

A Diocese de Óbidos, através da Associação Beneficente Emaús, em ação coordenada pela Cáritas Diocesana, realizou no dia 25 de fevereiro, no Centro de Formação Dom Floriano, em Óbidos, uma Capacitação para lideranças que atuam na defesa dos direitos das crianças e adolescentes e parceiros da Rede Cáritas, com o tema norteador: Proteção Integral e Diversidade: Como garantir direitos e proteção para crianças e adolescentes.

A ação faz parte do planejamento trimestral do Projeto Içá – Ação e Proteção – Combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes. O evento foi realizado em 03 momentos, contando com facilitadores para dinamizar as orientações pertinentes: 1º) O Sr. Raimundo Elison – Assistente Social, discorreu sobre o tema: As expressões de violência contra crianças e adolescentes: marcos conceituais, onde enfatizou a legislação e o processo da funcionalidade do fluxograma de atendimento. 2º) O Sr. Capitão Marco Antônio, da Polícia Militar, que possui formação técnica no assunto, colaborou com o tema: Policiando vidas no enfrentamento e combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes, enfatizando o papel da Polícia Militar dentro da articulação na prevenção, proteção e combate ao abuso e exploração sexual. 3º) A Coordenadora da Cáritas Diocesana, Helena Rocha, destacou o tema: Os danos psicológicos causados pelo abuso sexual e a importância da escuta especializada, trazendo consigo várias reflexões de como superar estes traumas, enfatizou ainda sobre a Lei da Escuta Especializada, que faz a redução de vitimização da criança ou adolescente envolvida na violência.

Houveram inúmeros testemunhos e exposições com a fila do povo, através de diálogos, trocas de informações e conhecimentos vivenciados pelos mais variados atores da Rede de Proteção em seu convívio diário.

O momento foi de grande importância para as entidades e lideranças presentes no evento, onde houve novamente a identificação das fragilidades da Rede de Proteção no município de Óbidos e região. Ressaltando que tivemos participação de voluntários da Rede Cáritas de Oriximiná. Um dos encaminhamentos realizados: é manter a cada 03 meses, formações desta natureza com facilitadores de outras entidades da Rede de Proteção, nesta integração e fortalecimento da Rede de Proteção do município de Óbidos.