Encontro de formação para voluntários da Pastoral da Criança da Paróquia São Raimundo Nonato, Curuá/PA.

A Diocese de Óbidos, através da Associação Beneficente Emaús, em ação coordenada pela Pastoral da Criança, realizou nos dias 26 e 27 de abril de 2025, na Paróquia São Raimundo Nonato, em Curuá/PA, o encontro de formação para os voluntários das comunidades da respectiva paróquia, com o objetivo de capacitar novos voluntários e atualizar aqueles que já atuam.

A formação foi organizada pela equipe de coordenação paroquial da Pastoral da Criança e contou com o total apoio da paróquia. No primeiro dia de formação, o coordenador diocesano, Osmar Melo, falou sobre a missão da Pastoral da Criança, desde sua implantação, abordando a mortalidade e desnutrição infantil, até os dias atuais, discutindo a obesidade infantil. Foi convidada também para contribuir na formação a enfermeira do município, Josiane Leite, para falar sobre os cuidados com a saúde desde a gestação até os primeiros anos de vida (a primeira infância) e sobre a importância da alimentação saudável. No segundo dia de formação, houve uma roda de conversa e visitas às famílias acompanhadas, assim como a reativação das atividades da Pastoral da Criança no Distrito do Flexal, na comunidade São João Batista, zona rural de Óbidos, que são atendidas pastoralmente pela paróquia de São Raimundo Nonato.

A Pastoral da Criança atua, exclusivamente, em áreas pobres e miseráveis, trabalhando para reduzir a mortalidade infantil, a desnutrição, o analfabetismo e a exclusão social. A partir da construção da cultura de paz age na prevenção da violência praticada no cotidiano familiar. A Pastoral da Criança baseia suas ações na organização comunitária e no treinamento de líderes comunitários que assumem a tarefa de orientar e acompanhar as famílias vizinhas. Além disso, atua de forma permanente e ativa no Controle Social das Políticas Públicas, em todos os níveis da federação.