Cáritas Diocesana, realiza Formação para os novos voluntários da cáritas, no município de Alenquer.

A Diocese de Óbidos, através da Associação Beneficente Emaús, em ação coordenada pela Cáritas Diocesana, realizou no dia 06.09.2024, no Salão Paroquial, FORMAÇÃO PARA OS NOVOS VOLUNTÁRIOS DA CÁRITAS, no município de Alenquer.

Atividade faz parte do planejamento trimestral do Projeto Içá – Ação e Proteção – Combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes com o objetivo de: Proporcionar formação com capacitação de voluntários quanto aos novos Instrumentais da Rede Cáritas, conciliando teoria e prática.

Na ação contamos com a Assessoria Diocesana e Coordenação local, onde possibilitaram aprendizado com o manuseio dos novos instrumentais da Rede Cáritas Regional Norte 2, utilizando de momentos dinâmicos de aprendizagem lúdica, interação, questionamentos e escuta das atuais demandas, por vezes complexa dentro do município de Alenquer, principalmente a fragilidade da Rede de Proteção.

A atividade contou com suporte didático de apostilas dos Novos Instrumentais, Cartilhas em forma de gibis do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, Cartilha sobre Bullying, Cartilha da Política Nacional de Infância, Adolescência e Juventude da Cáritas Brasileira. Concluindo a atividade com oração e dinamismo missionário para manter o foco no êxito da missão: Ação e proteção em favor de crianças e adolescentes que tem seus direitos diariamente violados pela sociedade.