Cáritas Diocesana de Óbidos, realizou o Seminário Protagonismo Infanto Juvenil: Combate ao abuso e exploração sexual, em Alenquer.
29 de novembro de 2023
A Diocese de Óbidos, através da Associação Beneficente Emaús, coordenada pela Cáritas Diocesana e Cáritas Paroquial, em conjunto com a Paróquia Santo Antônio de Alenquer, realizou o Seminário Protagonismo Infanto Juvenil: Combate ao abuso e exploração sexual, que ocorreu no dia 24 de novembro de 2023, no Salão Pio XII.
Esta é uma das atividades do Projeto Içá – Ação e Proteção – Combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes que contou com a presença de 138 crianças e adolescentes, oriundos de Escolas Municipais e Catequese das comunidades católicas, assim como, a presença de professores, catequistas, representantes de pastorais e Entidades da Rede de Proteção, como: Conselho Tutelar, Polícia Civil, OAB, Secretaria de Educação, Abrigo Municipal, CRAS, Câmara de Vereadores e Agentes da Cáritas local e Diocesana.
O Seminário teve como objetivo reunir Entidades da Rede de Proteção da Criança e do Adolescente, para escutar e participar de abordagens realizadas por crianças e adolescentes, com palestras, debates e demandas sobre temas relevantes, expostos diante dos principais atores envolvidos na proteção Infanto Juvenil. Tendo em vista, que “O Protagonismo Infanto Juvenil” é um tema de extrema importância para a nossa sociedade e suas experiências podem contribuir significativamente para o avanço das políticas e práticas relacionadas à proteção integral e promoção dos direitos das crianças e adolescentes.
O evento foi transmitido ao vivo através da Página da PASCOM (Pastoral da Comunicação) da Paróquia Santo Antônio, onde está disponível o link, https://fb.watch/owC7sL-ZPZ/?mibextid=NnVzG8
A Cáritas da Diocese de Óbidos proporciona a mobilização e participação de crianças e adolescentes, tantas vezes invisibilizados em suas formas de ser, viver e se manifestar, traz novas possibilidades de imaginar e concretizar outros mundos, com mais beleza, poesia e novidades que permitam a vida em abundância, com justiça e direitos. Assim sendo, através da avaliação realizada com os atores diretamente envolvidos, conclui como positivo o evento e agradece a todos que estão nesta grande causa de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes na região.
.