Grupo de Alemães de Paderborn visita Diocese de Óbidos

 

Entre os dias 12 a 21 de agosto, dois grupos de jovens alemães estiveram visitando a Diocese de Óbidos, afim de conhcer os trabalhos de evangelização e ação social realizados no território diocesano. O primeiro grupo estava formado por 9 jovens estudantes da Academia Católica de Paderborn, e o capelão Pe. Pedro Klasvogt, e o segundo grupo era formado por 13 jovens, entre moças e rapazes, da Pastoral Vocacional da Arquidiocese de Paderborn, acompanhados por Pe. Stefan Kendzorra e Pe.Paulo Stapel.

Durante os dias em que estiveram na Diocese, amnos os grupos puderam conhecer um pouco da história e arquitetura da cidade de Óbidos, além de projetos sociais mantidos pela Diocese no município, como o Centro de Juventude São Francisco – Projeto Cultura pela Paz, Centro Educacional Bom Pastor (administrado pelas Franciscanas da Ação Pastoral), e o Barco Hospital Papa Francisco. Ainda no município de Óbidos, na Estrada do Flexal, foi realizada visita ao centro de recuperação masculino Fazenda da Esperança Santa Clara de Assis.

Ainda no programa de visitas, os jovens foram à cidade de Oriximiná em uma viagem de barco que durou cerca de 3 horas, à chegada na cidade foram recebidos por um grupo de paroquianos, da Paróquia de Santo Antônio, e depois participaram da missa da festividade do padroeiro paroquial, presidida pelo bispo diocesano. Ao final da celebração foram apresentados à toda a comunidade paroquial, e nas palavras de agradecimento pela acolhida, um dos jovens declarou, que na aproximação com as manifestações de fé que haviam tido contado, aprenderam o que canta uma antiga canção alemã, que a fé é uma festa. No dia seguinte, os grupos retornaram para Óbidos, onde se preparam para no dia seguinte seguir a visita à cidade de Curuá, onde foi realizado o círio de São Raimundo Nonato. Na coasião do círio, participaram da missa de saída do Círio, celebrada na comunidade São João Batista, na licalidade Flexal, de onde seguiram depois em uma caminhada de cerca de 15km até a Igreja Matriz de São Raimundo, na cidade de Curuá.

Os dias de visita, encerram com uma partilha das experiências e apresentação de alguns projetos sociais diocesanos, onde o bispo diocesano, Dom Bernardo Bahlmann, e os coordenadores da Pastoral Social, Pastoral da Criança e Cáritas Diocesana, puderam expor os trabalhos pastorais que são realizados em favor dos mais necessitados. A realidade amazônica causou encanto e fascínio nos jovens, que se dispuseram a retornar, alguns inclusive para realizar experiência missionária e de voluntariado*.

 

*A Diocese de Óbidos já mantém relação de colaboração com a Diocese de Wuerzburg (Alemanha), nesse acordo, anualmente realiza-se a experiência do vluntariado onde jovens brasileiros passam o período de uma ano na Alemanha, e jovens alemães passam o mesmo período de voluntariado no Brasil (Diocese de Óbidos).

Setor Diocesano de Comunicação Midiática – SEDCOM

Texto e Fotos: Erick Araújo

Viste nossa FanPage no Facebook, aqui.

Visite nosso perfil no Instagram, aqui.

E também nosso Canal no Youtube, clicando aqui.