Movimentos dos Focolares realiza mais uma edição do Projeto Amazônia em Óbidos
O “Projeto Amazônia” nasceu em 2005, no seio do Movimento dos Focolares, com o objetivo de dar uma resposta concreta aos apelos da CNBB em relação a grave situação da Região Amazônica, principalmente no que tange a carência de assistência espiritual devido à vastidão dessa imensa região. O projeto despertou o interesse de muitos que se colocaram à disposição para viajar, deslocando-se das outras regiões brasileiras, para realizar ações de evangelização. Atualmente, o “Projeto Amazônia”, envolve os membros do Movimento dos Focolares de todo o Brasil, e também outros países.
O projeto já foi realizado em Rondônia, Amazonas, Acre, Maranhão e Pará. A Diocese de Óbidos acolhe pelo 5º ano o projeto focolarino, neste ano de 2019. Para tal missão, foram mobilizados 32 voluntários, provenientes de 9 estados brasileiros, em sua maioria jovens.
Na missão, o primeiro objetivo é a evangelização, que se dá por meio da visita às casas das comunidades que recebem o projeto, sem distinção de profissão religiosa ou qualquer outro critério, a não ser a própria disposição para receber os voluntários, geralmente as visitas são pelo período da manhã, reservando as tardes para o gesto concreto da fé, por meio dos atendimentos de saúde. Nesse sentido, entre os voluntários, estiveram 2 médicos, 5 enfermeiros, alguns provenientes da UNESP/ Piracicaba – SP, que além do atendimento, arrecadaram medicamentos e outros materiais junto aos vários estados de onde vieram os voluntários, para a assistência às pessoas das comunidades, de acordo com as necessidades locais. Nos atendimentos são realizados cadastros, seguidos de pesagens, teste de glicose, teste de pressão e teste oftalmológico, finalizando com a consulta médica.
Segundo Eustáquio Rosa, um dos responsáveis do projeto em Óbidos, toda a missão do projeto não conta com financiamento público, mas recebe apoio da Diocese de Óbidos, por meio de Dom Bernardo Bahlmann, e nesse ano contou com a colaboração da Prefeitura Municipal de Óbidos, por meio da Secretaria de Saúde. Além disso cada voluntário, que aderiu à missão no projeto, se responsabiliza por suas próprias despesas de transporte, e na cidade são acolhidos em casas de famílias, e a alimentação é fruto da colaboração de benfeitores. Este ano, o projeto também contou com doação de acervo literário, arrecadados e organizados por 4 professores voluntários, com obras completas de Monteiro Lobato, além de outros títulos de literatura infanto-juvenil, que foram disponibilizadas para as comunidades de Curumu e Bela Vista, no município de Óbidos.
Por fim, Eustáquio Rosa destacou também que, devido à grande generosidade de doações de medicamentos, o excedente foi reservado para a Santa Casa de Misericórdia de Óbidos, administrada pelos frades franciscanos na Providência de Deus.
A missão do Projeto Amazônia, deu-se entre 04 e 14 de julho, nas comunidades urbanas e rurais do município de Óbidos, sob a responsabilidade de Eustáquio Rosa e Pe. Hildebrando Moguiê, focolarinos residentes na cidade.
Setor Diocesano de Comunicação Midiática – SEDCOM
Texto e fotos: Erick Araújo
Viste nossa FanPage no Facebook, aqui.
Visite nosso perfil no Instagram, aqui.
E também nosso Canal no Youtube, clicando aqui.