Círio de Sant’Ana abre as comemorações da Festa da Padroeira Diocesana
O segundo final de semana de julho, foi marcado pelo tradicional Círio de Santana. Este ano a festa que tem como tema, “Doce mãe deste rincão, fortalece-nos na missão”, percorreu as águas do Rio Amazonas desde Juruti Velho até Óbidos.
A padroeira Diocesana, Senhora Sant’Ana, foi trasladada no sábado às 07h30min da orla da cidade de Óbidos, após a Santa Missa celebrada na Catedral Diocesana. A comitiva do traslado composta por membros da coordenação da Festa, e pela Banda Apóstolos de Sant’Ana, acompanhou a Imagem de Senhora Santana ao longo de todo o percurso da Trasladação e do Círio. Ainda no sábado (13), a comitiva chegou no meio da manhã, na Vila de Tabatinga, onde está situada a Paróquia São Sebastião, e foram acolhidos pelo pároco, Pe. Nilton Mendes, religiosas, e numerosos fiéis da vila, e demais comunidades, após o acolhimento, Senhora Sant’Ana percorreu algumas comunidades da paróquia, ao final foi celebrada a Eucaristia, e o traslado continuou até a vila de Juruti Velho. Ao longo do traslado muitas homenagens foram feitas nas várias comunidades situadas ao longo do trajeto, e com piedade e devoção muitos fiéis puderam render as honras à Padroeira Diocesana.
No fim da tarde de sábado, a imagem de Sant’Ana chegou à vila de Juruti Velho, recebida por vários devotos vindos das mais variadas comunidades da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, após a procissão feitas pelas ruas da vila, a imagem da Padroeira foi conduzida até o salão Monte Tabor – ao lado da Igreja Matriz que está em obras -, onde foi celebrada a Eucaristia, presidida por Dom Bernardo Bahlmann, e concelebrada por vários sacerdotes. A ocasião foi também de muita alegria, tendo como motivação a mais, a benção da pedra fundamental na nova Igreja Matriz da Paróquia.
Na manhã do domingo (14), após a celebração da Santa Missa às 06h, em Juruti Velho, a imagem de Senhora Sant’Ana seguiu de lancha até a cidade de Juruti, onde vários fiéis já a aguardavam, juntamente com Pe. Geraldo Rezende e Pe. Isidro Munhoz, para realizarem as visitas às comunidades da cidade. Por volta das 11h, foi encerrada a peregrinação na Paróquia Nossa Senhora da Saúde, com missa presidida por Dom Bernardo Bahlmann, após a celebração os fiéis puderam aproximar-se da imagem para fazer suas orações. A manhã foi concluída com a saída da imagem de Senhora Sant’Ana para a vila de Muratubinha – comunidade ribeirinha situada no município de Óbidos, na região da Costa de Cima -, onde foi celebrada a Eucaristia por volta das 17h.
Finalmente, após a missa presida pelo Pe. Leonardo Loures, Sant’Ana deixou a capela Nossa Senhora da Conceição – em Muratubinha – para seguir até a cidade de Óbidos, na balsa ornada para a imagem da Padroeira Diocesana, que foi acompanhada ainda por várias embarcações que levavam cerca de 3 mil pessoas, segundo a coordenação do Círio.
A procissão fluvial, chegou em Óbidos, por volta das 20h, onde foi recebida pelo Bispo Diocesano, Dom Bernardo Bahlmann, por vários sacerdotes, religiosas, e seminaristas, também pelos coordenadores da Festa de Sant’Ana 2019, o casal Aucimário Santos e Melinda Savino, além de numerosos devotos de Senhora Sant’Ana, que acompanharam a chegada e descida da imagem com um belo espetáculo pirotécnico que iluminou a noite às margens do Rio Amazonas. Após a descida imagem, uma fervorosa e numerosa procissão já estava preparada para conduzir a berlinda com a imagem de Sant’Ana até a praça de Sant’Ana, onde foi celebrada a Eucaristia na chegada da procissão.
A festa de Sant’Ana prossegue até o dia 26 de julho, com missas todas as noites na Catedral Diocesana, além dos festejos no Clipper de Sant’Ana, e o encerramento no dia de São Joaquim e Sant’Ana, que será celebrado solenemente.
Setor Diocesano de Comunicação Midiática – SEDCOM
Texto e fotos: Erick Araújo
Viste nossa FanPage no Facebook, aqui.
Visite nosso perfil no Instagram, aqui.
E também nosso Canal no Youtube, clicando aqui.