Dedicação do Altar e da nova Igreja da Comunidade São Vicente de Paulo, em Óbidos.

No último sábado (14) aconteceu na Comunidade São Vicente de Paulo, da Paróquia São Martinho de Lima, o rito da Dedicação do altar e da nova Igreja.

A celebração foi presidida por Dom Bernardo, e concelebrada pelo Pe Leonardo e Pe Emmanuel, contou com a participação dos seminaristas Érisson e Roberth, além de leigos e leigas de várias comunidades e os próprios comunitários.

O rito simboliza o destaque dado aquele espaço de respeito e feito para a liturgia e o culto. No início da Eucaristia, o Bispo Diocesano aspergiu água benta sobre o povo, sobre o altar e as paredes da igreja. Após a liturgia da Palavra, entoou-se a Ladainha de Todos os Santos, em seguida, houve a unção do altar com o óleo do Crisma; o rito de queima do incenso sobre o altar e, por fim, este foi revestido como sinal que representa o lugar do sacrifício eucarístico e a mesa do Senhor. As velas sobre o altar recordam que Cristo é a luz.

Para o pároco e toda a comunidade foi um momento de muitas graças e que merece ser valorizado. “Foi lindo, o rito é riquíssimo de simbolismo. Para todos nós foi uma alegria, todos ficaram concentrados e orantes acompanhando. A gente precisa participar desses momentos que são ritos da Igreja Católica e que temos que valorizar”, disse padre Leonardo Loures.

Informações: Paróquia São Martinho de Lima/Óbidos