Reunião de apresentação do projeto, “Luzes na Escuridão: a Violência contra a Mulher em uma abordagem educacional”, foi realizada no município de Óbidos.

A Diocese de Óbidos, através da Associação Beneficente Emaús, coordenada pelo Projeto “A Força das Mulheres e Crianças da Amazônia”, em parceria com a Associação de Mulheres Trabalhadoras do Município de Óbidos, realizou no dia 13 de março, a apresentação do projeto denominado “LUZES NA ESCURIDÃO: A violência contra a mulher em uma abordagem educacional”, a iniciativa faz parte das programações alusivas ao Dia Internacional das Mulheres, na Casa Agnes, em Óbidos.

Altos índices de violência doméstica e familiar contra a mulher no município de Óbidos demonstram a necessidade de abordagem do tema nas escolas, em especial aos alunos do ensino médio, que estão iniciando seus primeiros relacionamentos e, por vezes, convivem com situações de violência dentro de seus lares. Trata-se de uma iniciativa de caráter preventivo à violência de gênero, com o intuito de informar cidadãos e cidadãs sobre direitos e deveres, além de mobilizar os adolescentes, que estão em fase de formação e fortalecimento de seus vínculos afetivos a respeitarem-se mutuamente, contribuindo para a propagação da cultura de que homens e mulheres são iguais perante a lei.

O projeto é fruto de uma parceria entre a Associação de Mulheres Trabalhadoras do Município de Óbidos (AMTMO) e a Associação Beneficente Emaús, através do projeto “A força das mulheres e crianças da Amazônia”. Entes públicos e privados que lutam pela defesa dos direitos da mulher foram convidados a participar da reunião para conhecerem as metodologias de trabalho do projeto, além de se comprometerem a aderir como parte integrante das equipes que realizarão as ações nas escolas pré-selecionadas. Na oportunidade, a coordenação diocesana do projeto “A Força das Mulheres e Crianças da Amazônia”, convocou os entes presentes à iniciar articulações para implantação da Rede Municipal de Proteção aos Direitos da Mulher, com o intuito de promover o fortalecimento de ações concretas que fomentem da causa feminina em Óbidos.

Esta rede compreende a participação dos seguintes órgãos: Assistência social (Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS)), Conselhos Municipais, Polícia Militar, Polícia Civil, Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, Poder Legislativo, Ministério Público, Secretaria da Mulher, Câmara Municipal, entidades de classe como a Ordem dos Advogados do Brasil, Associações e ONG’s legalmente constituídas, relacionadas ao tema.

O projeto “A Força das Mulheres e Crianças da Amazônia” é uma iniciativa da Diocese de Óbidos através de Bispo Diocesano, Dom Bernardo Johannes, com o objetivo de fortalecer as mulheres de nossa região e criar perspectivas de um futuro melhor para as crianças, interrompendo ciclos de vulnerabilidade e proporcionando serviços básicos em saúde, educação, gerando renda, resgatando a autoestima e fortalecendo o serviço pastoral, além de disseminar informações sobre a importância da preservação do meio ambiente e práticas de sustentabilidade.


Caritas Diocesana, realiza visita onde os agentes voluntários da Rede Cáritas, desenvolvem suas atividades, no município de Óbidos.

A Diocese de Óbidos, através da Associação Beneficente Emaús, em ação Coordenada pela Cáritas Diocesana, realizou no dia 27 de março, visitas em vários espaços onde Agentes Voluntários da Rede Cáritas participam desenvolvendo suas atividades profissionais, onde nesta Caravana de visita contamos com Representante da Cáritas Regional Norte 2, Cáritas Alemã, Cáritas Diocesana de Óbidos, Associação Beneficente Emaús, Mitra Diocesana e SEDCOM.

Essa atividade foi proporcionada afim de mostrar que o trabalho do Voluntário Cáritas, pode ser uma ferramentade transformação profissional, permitindo o desenvolvimento de competências que podem ser aplicadas no ambiente de trabalho e vice-versa. Onde foi perceptível que em todas as visitas, houve uma apresentação com uma metodologia de cunho dinâmico pedagógico, envolvendo escrita, leitura, música, movimentos corporais e culturais. Houve muito diálogo aberto e visitação, conhecendo de perto realidades vivenciadas diariamente, sendo que nossa Caravana se sentiu a vontade para interagir e adentrar em particularidades positivas nos espaços, que favorecem a efetiva ação de nosso Projeto Saúde Nota 10.

Vale ressaltar que a visita em nossa Diocese dos representantes da Cáritas Alemã e Regional Norte 2, nos favoreceu articular novas ações pontuais, fortalecer as atividades do Projeto Içá, mostrar a relação com a Rede de Proteção e vivenciar a realidade do povo desta região, que necessitam de intervenções que ajudem a combater as mazelas encontradas.

Destacamos que os espaços visitados, foram: Escola Inglês de Souza, Escola Frei Edmundo Bonckosch, Centro Educacional Bom Pastor e Grupo Escoteiros Pauxis, sendo que estas entidades estiveram todas participando do I Seminário de Protagonismo Infantojuvenil: Combate ao abuso e exploração sexual.

A Cáritas Diocesana enfatiza ainda, que as ações voltadas no combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, é diuturnamente trabalhado junto a Rede de Proteção, com mobilizações, palestras, Roda de Conversa, e que sempre destaca que um dos seus pilares positivos de caminhada, são nossos Voluntários.