Cáritas Diocesana, realiza ação formativa com os Agentes da Cáritas, para avaliação e planejamento das ações do ano de 2025, em Oriximiná.

A Diocese de Óbidos, através da Associação Beneficente Emaús, em ação coordenada pela Cáritas Diocesana, realizou no dia 08 de fevereiro, no Salão do CPP da Paróquia Santo Antônio – Oriximiná, ação formativa com os Agentes Cáritas, para avaliação e planejamento das ações do ano de 2025.

O momento de encontro inicial teve espiritualidade, realizada pelo Sacerdote Francisco Jorge Pascal e assessor da Cáritas de Oriximiná, contendo ainda, dinâmica de integração, voltada a importância de oferecer ao outro o melhor que existe em caminhar juntos.

A metodologia de repasse de informações e conteúdo foi através da Coordenação da Cáritas Diocesana, enfatizando primeiramente sobre a importância do Voluntariado no serviço da missão, com testemunho de 02 voluntárias da Associação Beneficente Emaús – Projeto A Força das Mulheres e Crianças da Amazônia e posteriormente o objetivo geral do Projeto Içá – Ação e Proteção, baseado no Marco Lógico das atividades desenvolvidas, avanços, desafios e dificuldades do ano anterior, assim como, planejar o período final do triênio, com foco voltado às ações que contemplem os resultados esperados dentro deste eixo temático.

Dentre os repasses e orientações, houveram novamente a importância do uso dos instrumentais nas ações como folha de frequência, prestação de contas, relatório por atividade, além de manter uma comunicação eficaz entre as referências do Projeto Içá – Ação e Proteção na Diocese de Óbidos.

Dentro da metodologia aplicada, tivemos o processo de realização da Eleição das Novas Referências da Cáritas no município de Oriximiná, com representações da Paróquia Santo Antônio e Área Missionária Nossa Senhora das Graças, escolha de coordenador, vice coordenador e secretária. Sendo eleitos também os assessores, ficando o sacerdote e um voluntário, que é Conselheiro Tutelar. Após a Eleição ficaram como Coordenação, Alcindo Santos, Lucas Corrêa e Lara Kaline e os assessores, o sacerdote Francisco Pascal e Edinaldo Santos.

O momento formativo encerrou com assinatura do Termo de Voluntariado dos novos voluntários e apresentação da nova coordenação.