Assembleia Estadual da Pastoral da Criança, reuni representantes das Dioceses do Regional Norte 2, em Abaetetuba
A Diocese de Óbidos, através da Associação Beneficente Emaús, em atividade da Pastoral da Criança, participou, nos dias 05 a 07/12/2024, da Assembleia Estadual do Pará, realizada na diocese de Abaetetuba, na região nordeste paraense. O coordenador diocesano, Osmar Melo, representou a Diocese de Óbidos nesse encontro, que reúne todos os coordenadores em nível de prelazias, dioceses e arquidioceses.
A equipe de coordenação estadual conduziu o encontro, e teve as seguintes participações: prelazia de Marajó, diocese de Óbidos, diocese de Abaetetuba, diocese de Cametá, diocese de Ponta de Pedras, diocese de Marabá, diocese de Xingu-Altamira, diocese de Bragança, diocese de Castanhal e Arquidiocese de Belém.
Esta teve como objetivo realinhar reposições estratégicas para desenvolver a missão e as ações da Pastoral da Criança, seguindo as cinco diretrizes: Celebrar, Animar, Partilhar, Acompanhar e Planejar. No decorrer da assembleia, foi realizada a avaliação das atividades desenvolvidas no ano corrente e a mensuração de dados em comparação com o ano anterior. Foram apresentados relatórios sobre a quantidade de gestantes e crianças acompanhadas, o número de voluntários e de comunidades ativas, além da prestação de contas em níveis paroquiais e diocesanos. No último dia da assembleia, foi realizado o planejamento de atividades para o ano de 2025, levando em consideração a realidade de cada uma.
A Pastoral da Criança atua, exclusivamente, em áreas carentes, trabalhando para reduzir a mortalidade infantil, a desnutrição, o analfabetismo e a exclusão social. A partir da construção da cultura de paz age na prevenção da violência praticada no cotidiano familiar. A Pastoral da Criança baseia suas ações na organização comunitária e no treinamento de líderes comunitários que assumem a tarefa de orientar e acompanhar as famílias vizinhas. Além disso, atua de forma permanente e ativa no Controle Social das Políticas Públicas, em todos os níveis da federação.
2º CULTURAL FEST, com o objetivo apresentar os resultados sociais dos projetos implantados no Município de Faro.
A Diocese de Óbidos através da Associação Beneficente Emaús, em ação coordenada pelo Projeto “A Força das Mulheres e Crianças na Amazônia”, realizou nos dias 09, 10 e 11 de Dezembro de 2024 o 2º CULTURAL FEST no Município de Faro com o objetivo apresentar os resultados sociais dos projetos implantados no Município.
Foram entregues 249 certificados para crianças, jovens e mulheres, distribuídos entre os cursos de Música (32), nas modalidades flauta doce, teclado e violão; Dança (10), Corte & Costura (37) e Informática (117), além da graduação de faixa na modalidade esportiva Jiu-Jitsu (53). Os instrutores sociais também receberam certificados da entidade, como ato de reconhecimento e gratidão pela valiosa contribuição na formação dos alunos e alunas participantes do projeto. O evento contou com a participação do Padre Jorge Armando, Irmã Ana, Irmã Lúcia, Nathália Rodrigues, Regiane Bentes de aproximadamente 30 crianças acompanhadas pela Pastoral da Criança, que através de uma linda apresentação homenagearam o menino Jesus, a grande estrela do nosso Natal. A agente social da Pastoral da Criança, Regiane Bentes, esteve promovendo a capacitação dos líderes, para manuseio do aplicativo utilizado no cadastro e supervisão dos acompanhamentos no município.
Os alunos dos cursos de música, tocaram ao público presente alguns temas musicais natalinos, demonstrando todos os conhecimentos adquiridos durante as aulas ministradas no ano de 2024. As crianças e jovens participantes da atividade “Jiu-Jitsu” receberam graduações de faixa, e a produção de corte e costura permaneceu exposta durante todas as noites para apreciação e comercialização das peças produzidas no Ateliê dos Sonhos. Na oportunidade, a coordenadora diocesana do Projeto “A Força das Mulheres e Crianças na Amazônia”, Nathália Rodrigues, reiterou o compromisso de dar continuidade com as atividades para o ano de 2025, com o objetivo de ampliar o número de comunitários assistidos pelas ações do projeto “A força das Mulheres e Crianças da Amazônia” na sede do município, na comunidade de zona rural São José Operário e no distrito do Maracanã.
O projeto “A Força das Mulheres e Crianças da Amazônia” é uma iniciativa da Diocese de Óbidos através do Bispo Diocesano, Dom Bernardo Johannes, com o objetivo de fortalecer as mulheres e crianças de nossa região, criar perspectivas de um futuro melhor interrompendo ciclos de vulnerabilidade e proporcionando serviços em saúde, educação, gerando renda, resgatando a auto estima, promovendo a sustentabilidade e fortalecimento do serviço pastoral.