Cáritas Diocesana, realiza Formação para os novos voluntários da cáritas, no município de Alenquer.

A Diocese de Óbidos, através da Associação Beneficente Emaús, em ação coordenada pela Cáritas Diocesana, realizou no dia 06.09.2024, no Salão Paroquial, FORMAÇÃO PARA OS NOVOS VOLUNTÁRIOS DA CÁRITAS, no município de Alenquer.

 

Atividade faz parte do planejamento trimestral do Projeto Içá – Ação e Proteção – Combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes com o objetivo de: Proporcionar formação com capacitação de voluntários quanto aos novos Instrumentais da Rede Cáritas, conciliando teoria e prática.

 

Na ação contamos com a Assessoria Diocesana e Coordenação local, onde possibilitaram aprendizado com o manuseio dos novos instrumentais da Rede Cáritas Regional Norte 2, utilizando de momentos dinâmicos de aprendizagem lúdica, interação, questionamentos e escuta das atuais demandas, por vezes complexa dentro do município de Alenquer, principalmente a fragilidade da Rede de Proteção.

 

A atividade contou com suporte didático de apostilas dos Novos Instrumentais, Cartilhas em forma de gibis do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, Cartilha sobre Bullying, Cartilha da Política Nacional de Infância, Adolescência e Juventude da Cáritas Brasileira. Concluindo a atividade com oração e dinamismo missionário para manter o foco no êxito da missão: Ação e proteção em favor de crianças e adolescentes que tem seus direitos diariamente violados pela sociedade.


Encontro Formativo do Dízimo, foi realizado na Diocese de Óbidos.

"Cada um é chamado a Evangelizar de modo harmonia e Integrado no Projeto de Deus , dentro da Pastoral do Dízimo."

 

A Coordenação do Dízimo da Diocese de Óbidos, vem agradecer aos Párocos das Áreas Missionárias Maria Imaculada e Nossa Senhora das Graças, das Paróquias de Santo Antônio - Alenquer, Santo Antônio - Oriximiná, Sant'Ana, São Francisco/Santa Clara, São Raimundo Nonato, Sagrado Coração de Jesus, São Martinho de Lima, Santa Isabel e São João Batista, faltando apenas duas Paróquias de Nossa Diocese, pelo envio dos seus agentes do Dízimo, para nós da coordenação é uma honra poder contar com essa parceria maravilhosa de vocês, ao nosso Assessor Pe Adalberto Santos, a nossa imensa gratidão por sua disponibilidade e por abraçar essa nobre missão.

 

Agradecemos também pela hospedagem na Diocese, as cozinheiras que como sempre são maravilhosas e fazem comidas deliciosas, a secretária da Diocese pela parceria de sempre, pelo pessoal da limpeza pela organização e aos vigilantes de Nossa Diocese, ao Nosso Bispo Dom Bernardo Bahmann, pela presença conosco no encontro também, enfim, foi um maravilhoso encontro pois falar sobre o "Dízimo e a Evangelização na Amazônia", nos levou a um grande momento da história do Dízimo no Brasil, na Prelazia a nossa realidade de hoje como Diocese de Óbidos. Também já aproveitamos para organizar e realizamos o planejamento como prioridade para os anos de 2025 a 2028 dentro da Pastoral do Dízimo. Nossa Imensa gratidão.

 

O dízimo é muito mais do que uma simples contribuição financeira; é um ato de fé, um gesto de gratidão a Deus pelas bênçãos recebidas e uma expressão de nosso compromisso com a Igreja e com a comunidade. O dízimo nos conecta profundamente com Deus e nos permite participar ativamente da missão de evangelização e caridade que Cristo nos confiou. Quem partilha, ao doar por amor aos outros o que foi fruto do seu trabalho, cresce espiritualmente. Jesus sempre é o exemplo maior de partilha, pois doou a própria vida!

 


Posse do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher – (CMDM) - Gestão – 2024/2026.

A Diocese de Óbidos através da Associação Beneficente Emaús, entidade Social atuante no âmbito do controle social, no dia 27/08/2024, na Sede do Centro de Integração dos Conselhos (CIC), tomou posse através das Conselheiras que atuarão no referido mandato, sob o Decreto Nº 517, de 03 de setembro de 2024, “que dispõe sobre a nomeação das membras do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher – CMDM do Município de Óbidos, Estado do Pará, para o Quadriênio 2024/2026, no ato representada pelas colaboradoras de nossa entidade que irão compor a Diretoria do Conselho, para coordenação dos trabalhos."

 

Durante o cerimonial coordenado pela Comissão Eleitoral, houveram vários atos protocolares, com nomeação e posse de 20 novas conselheiras, com a seguinte composição:

NÃO GOVERNAMENTAIS (SOCIEDADE CIVIL).

• Associação Beneficente Emaús

• Associação Brasileira da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias

• Associação das Pessoas com Deficiência de Óbidos - APDO

• Associação de Apoio ao meio ambiente e a Vida - AAMAV

• Associação de Mulheres Trabalhadoras do Município de Óbidos - AMTMO

 

GOVERNAMENTAIS.

• Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social - SEMDES

• Secretaria Municipal de Educação - SEMED

• Secretaria Municipal Planejamento, Orçamento e Finanças - SEMPOF

• Secretaria Municipal de Saúde – SEMSA

• Secretaria Municipal de Cultura e Turismo - SEMCULT

 

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher – CMDM, é um órgão paritário que conta com a participação da sociedade civil e do Poder Executivo municipal. Com a finalidade de formular os princípios e as diretrizes das Políticas à sociedade, sob a ótica de gênero, objetivando a igualdade de oportunidade e de direitos entre mulheres e homens, de forma a assegurar à população feminina o pleno exercício de sua cidadania.