Pastoral da Criança – Reativação da comunidade Nossa Senhora de Aparecida.
A Diocese de Óbidos, através da Associação Beneficente Emaús, em ação coordenada pela Pastoral da Criança, realizou no dia 06/04, no distrito Flexal, município de Óbidos, a reativação da comunidade Nossa Senhora Aparecida.
A ação teve como objetivo capacitar novos voluntários para que estes possam acompanhar mensalmente as famílias de sua comunidade, além de cadastrar novas gestantes e crianças de 0 a 6 anos, fornecendo dados atualizados da comunidade para mapeamento e diagnósticos sociais. A comunidade que havia paralisado suas ações devido à falta de voluntários, agora retoma as atividades.
A Pastoral da Criança mapeia e organiza as comunidades em torno de um trabalho de promoção humana no combate à mortalidade infantil, à desnutrição, à obesidade infantil, à violência doméstica e à marginalidade social. Com isso, ajuda eficazmente na educação para uma cultura de paz e na melhoria da qualidade de vida, principalmente aqueles que vivem em comunidades pobres, especialmente nas periferias das grandes cidades e nos pequenos e médios municípios brasileiros, tanto em áreas urbanas quanto rurais, incluindo as áreas indígenas.
A Pastoral da Criança atua, exclusivamente, em áreas carentes, trabalhando para reduzir a mortalidade infantil, a desnutrição, o analfabetismo e a exclusão social. A partir da construção da cultura de paz age na prevenção da violência praticada no cotidiano familiar. A Pastoral da Criança baseia suas ações na organização comunitária e no treinamento de líderes comunitários que assumem a tarefa de orientar e acompanhar as famílias vizinhas. Além disso, atua de forma permanente e ativa no Controle Social das Políticas Públicas, em todos os níveis da federação.