Projeto “A Força das Mulheres e Crianças na Amazônia”, e Paróquia São João Batista, participaram da Caravana da Agricultura Familiar, em Faro.
A Diocese de Óbidos, através da Associação Beneficente Emaús, coordenada pelo Projeto “A Força das Mulheres e Crianças na Amazônia”, e Paróquia São João Batista, no Município de Faro, participou da Caravana da Agricultura Familiar realizada no dia 23 de novembro, no Salão Paroquial Nossa Senhora de Nazaré.
Participaram do evento mais de 200 pessoas de diversas representações, entre elas, as famílias integrantes do Projeto na comunidade São José - Faro, em um total de 27 pessoas que integram o projeto na comunidade.
O Projeto “A força das mulheres e crianças da amazônia” em seu EIXO III - Geração de renda promove e apoia espaços de discussão sobre os fortalecimento de lideranças através da auto sustentabilidade na garantia da segurança alimentar e geração de renda local.
A Caravana da Agricultura Familiar é uma ação itinerante que visa apresentar políticas públicas, normas e diretrizes voltadas ao desenvolvimento da agricultura familiar nos municípios do oeste paraense. A iniciativa da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater), em parceria com o Banco da Amazônia (Basa), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), possui também o objetivo de apresentar os meios de acesso a essas políticas aos gestores municipais, às lideranças comunitárias, representantes dos sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR), colônias de pescadores, associações e federações de trabalhadores rurais e agricultores familiares do município.
O projeto “A Força das Mulheres e Crianças na Amazônia” é uma iniciativa da Diocese de Óbidos através do Bispo Diocesano, Dom Bernardo Johannes, com o objetivo de fortalecer as mulheres e crianças de nossa região, criar perspectivas de um futuro melhor interrompendo ciclos de vulnerabilidade e proporcionando serviços em saúde, educação, gerando renda, resgatando a auto estima e fortalecer o serviço pastoral.
Cáritas Diocesana de Óbidos, realizou o Seminário Protagonismo Infanto Juvenil: Combate ao abuso e exploração sexual, em Alenquer.
A Diocese de Óbidos, através da Associação Beneficente Emaús, coordenada pela Cáritas Diocesana e Cáritas Paroquial, em conjunto com a Paróquia Santo Antônio de Alenquer, realizou o Seminário Protagonismo Infanto Juvenil: Combate ao abuso e exploração sexual, que ocorreu no dia 24 de novembro de 2023, no Salão Pio XII.
Esta é uma das atividades do Projeto Içá - Ação e Proteção - Combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes que contou com a presença de 138 crianças e adolescentes, oriundos de Escolas Municipais e Catequese das comunidades católicas, assim como, a presença de professores, catequistas, representantes de pastorais e Entidades da Rede de Proteção, como: Conselho Tutelar, Polícia Civil, OAB, Secretaria de Educação, Abrigo Municipal, CRAS, Câmara de Vereadores e Agentes da Cáritas local e Diocesana.
O Seminário teve como objetivo reunir Entidades da Rede de Proteção da Criança e do Adolescente, para escutar e participar de abordagens realizadas por crianças e adolescentes, com palestras, debates e demandas sobre temas relevantes, expostos diante dos principais atores envolvidos na proteção Infanto Juvenil. Tendo em vista, que "O Protagonismo Infanto Juvenil" é um tema de extrema importância para a nossa sociedade e suas experiências podem contribuir significativamente para o avanço das políticas e práticas relacionadas à proteção integral e promoção dos direitos das crianças e adolescentes.
O evento foi transmitido ao vivo através da Página da PASCOM (Pastoral da Comunicação) da Paróquia Santo Antônio, onde está disponível o link, https://fb.watch/owC7sL-ZPZ/?mibextid=NnVzG8
A Cáritas da Diocese de Óbidos proporciona a mobilização e participação de crianças e adolescentes, tantas vezes invisibilizados em suas formas de ser, viver e se manifestar, traz novas possibilidades de imaginar e concretizar outros mundos, com mais beleza, poesia e novidades que permitam a vida em abundância, com justiça e direitos. Assim sendo, através da avaliação realizada com os atores diretamente envolvidos, conclui como positivo o evento e agradece a todos que estão nesta grande causa de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes na região.
.