A Cáritas Diocesana de Óbidos, junto com o Projeto a Força das Mulheres e Crianças na Amazônia, participaram da Marcha das Margaridas, em Brasília.
A Diocese de Óbidos, através da Associação Beneficente Emaús, coordenada pela Cáritas Diocesana em parceria com o Projeto “A Força das Mulheres e Crianças na Amazônia” participou da “Marcha das Margaridas”, evento que foi realizado na Capital do País, Brasília, nos dias 15 e 16 de agosto de 2023, com o tema “Pela reconstrução do Brasil e pelo Bem Viver!".
A marcha das margaridas representa a luta das mulheres do campo, da floresta e das águas, ou seja de todas as mulheres, onde mulheres caminham juntas por mudanças sociais, políticas, econômicas, ambientais, por soberania alimentar e pelo fim da violência de gênero. Elas vêm de todas as regiões do Brasil para o movimento que acontece a cada 4 anos, levando no nome a referência de Margarida Maria Alves, assassinada em 1983, por suas lutas em favor das causas ambientalista e de direitos humanos.
Nesta 7ª edição, a Diocese de Óbidos esteve representada na marcha pelo projeto "A força das Mulheres e Crianças da Amazônia", através da presença da Sra. Nathália Tavares, a qual integra a equipe técnica do projeto no município de Óbidos e Cáritas Diocesana através da presença da Sra. Ruth Elena, representando os povos tradicionais- Comunidade Boqueirão - Quilombo Pacoval no município de Alenquer.
A participação contou com a troca de experiências entre diversas regiões no âmbito do fortalecimento feminino, além de reforçar as parcerias com o Ministério das Mulheres e outros órgãos governamentais presentes no evento para ampliar as ações em prol do protagonismo da mulher. A representatividade proporcionada pela Cáritas Brasileiras - Regional Norte II no evento é importante para a criação de um ambiente fortalecido e igualitário.