Encenação da Paixão de Jesus Cristo, é realizada em Oriximiná.

A Diocese de Óbidos, através da Pastoral da Juventude Diocesana, está realizando a Via Sacra de Oriximiná, edição 2023, que neste ano está completando 45 anos, sendo considerado um dos maiores eventos religiosos do Oeste do Pará.

A encenação reuniu uma multidão pelas ruas do município na manhã desta Sexta-feira Santa, (07), contando a trajetória de vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo, mostrando esse momento através de encenações teatrais ao ar livre, envolvendo a participação de crianças, adolescentes, jovens, adultos e até mesmo idosos diretamente estão ligados ao evento desde a quinta-feira Santa até o domingo de Páscoa, onde é executado a ressurreição Cristo.

A Via Sacra é uma manifestação de religiosidade popular e de Fé, que faz parte do calendário cultural do município de Oriximiná desde o ano 1978, e foi declarada em 2020, como patrimônio histórico, cultural e artístico do Estado do Pará, por meio da lei N° 9.116/2020, sancionada pelo Governador do Estado, Helder Barbalho.

A programação da Via Sacra 2023, continuará no Domingo de Páscoa, (09), com a Encenação da Ressurreição de Cristo, no Cliper de Santo Antônio, às 20h.


Bispo Diocesano, realiza Celebração do Lava-pés na Matriz de Santo Antônio, em Oriximiná.

“Compreendeis o que acabo de fazer? Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, pois eu o sou. Portanto, se eu, o Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. Dei-vos o exemplo, para que façais a mesma coisa que eu fiz”.

 

O Bispo Diocesano, Dom Bernardo Johannes, presidiu a Celebração do Lava-Pés, na Matriz de Santo Antônio, em Oriximiná, na última Quinta-feira Santa, (06). A Celebração marca o início do Tríduo Pascal, é o momento em que a Igreja reproduz o gesto de Jesus Cristo que lavou os pés dos apóstolos durante a última ceia. Jesus lavou os pés dos 12 apóstolos, ao lavar os pés dos discípulos, quer demonstrar Seu amor por cada um e mostrar a todos que a humildade e a caridade. O Bispo Dom Bernardo, em sua homilia, falou sobre o verdadeiro significado do Lava-pés, que todos devemos fazer a caridade, se colocar no lugar do outro. O Tríduo Pascal, depois da última Quinta-feira Santa, (06), continuará com as homenagens a Jesus Cristo na Sexta-Feira da Paixão; com o Sábado de Aleluia; e terá o fim com a missa do Domingo de Páscoa.