Barco Hospital Papa Francisco conclui 59ª expedição com mais de 5 mil atendimentos.
O Barco Hospital Papa Francisco concluiu sua 59ª expedição, na última quarta-feira (28), após atender diversas comunidades ribeirinhas, do dia 21 a 28 de setembro. Entre consultas e procedimentos realizados, foram 5.526 atendimentos, em Aveiro-Pa, nos Distritos, Brasil Legal e Fordlândia.
Nessa 59ª expedição, foram realizadas 696 consultas médicas, das quais 283 em clínica geral, 101 Geriatria, 143 Oftalmologia, 18 Anestesiologia, 40 Cirurgia Geral e 11 Ginecologia. Na Odontologia, foram 450 atendimentos por meio de 115 consultas e 335 procedimentos.
Durante os atendimentos, foram realizados 2561 exames laboratoriais, entre 47 mamografias, 71 métodos gráficos, 268 exames oftalmológicos, 189 raio-X, 80 ultrassonografias, 300 Glicemia de jejum além de 1906 laboratoriais.
Na parte hospitalar foram realizadas 71 cirurgias sendo 29 de baixa complexidade, 18 de média complexidade e 24 oftalmológica. As internações chegaram a 44, divididas em 27 clínicas e 17cirúrgicas. O número de refeições servidas totalizaram 930, além de serem entregues 593 kits de medicação + assistência e orientações farmacêuticas.
Informações: Barco Hospital Papa Francisco na Providência de Deus.
III Congresso dos leigos e leigas da Paróquia de São João Batista - Faro
Aconteceu no período de 23 a 25 de setembro, III Congresso dos leigos e leigas da Paróquia de São João Batista - Faro, e teve como tema: "Sinodalidade e missão, cristãos leigos e leigas, numa igreja em saída".
O encontro foi assessorado pela Coordenadora Diocesana de Pastoral e também Coordenadora do laicato da Diocese, Ana de Lourdes e pelo padre João Batista. Contou com a participação de 108 leigos e leigas, as religiosas, e os padres da paróquia.
Foi um momento marcante de reflexão, partilha, compromisso, diálogo. Estávamos sedentos desses encontros presenciais e tema ajudou bastante. Uma vez que a sinodalidade expressa a natureza da Igreja, a sua forma, O seu estilo, a sua missão. É importante que os leigos e leigas tenham total consciência do verdadeiro sentido do "caminhar juntos" Como povo de Deus que anima e sustenta a vida das diversas comunidades.
Lembrando que assumir o projeto de uma igreja em saída requer fundamentação teórica e ações práticas. A igreja em saída coloca a pessoa humana no centro de suas atenções.
Informações: Coordenação Diocesana Pastoral de Óbidos.