Missa em Comemoração pelos 75 anos da Escola São Sebastião, em Terra Santa

 

Na última quarta-feira, 08 de junho, aconteceu na Igreja de Santa Isabel, missa em comemoração pelos 75 anos da escola São Sebastião. A missa foi celebrada pelo Padre Rodrigo Allan, às 11 horas onde estavam presentes alunos, professores e demais servidores, ex-alunos, ex-professores e população em geral.

Abaixo o histórico da Escola.

A Escola Municipal de Ensino Fundamental São Sebastião, desde 08 de junho de 1947, atende a população de Terra Santa, Município este, com aproximadamente 18.000 habitantes. A Instituição está localizada na zona urbana do Município de Terra Santa – Pará, à Rua Nossa Senhora das Graças, 316 - Centro. A Escola é um prédio particular da Igreja Católica, tendo a Prefeitura de Terra Santa como Entidade Mantenedora e como Unidade Executora a Associação de Pais e Mestres.
Os Curso oferecidos pela Escola são: Educação Infantil (Jardim I) fundamental I (1° ao 5°) e II (6 ao 9°) anos nos turnos matutino e vespertino atendendo uma clientela de 610 alunos. A referida Escola iniciou seu funcionamento no dia 08/06/1947 em uma casa de madeira adquirida pela Paróquia de Santa Isabel e com ajuda de alguns benfeitores da comunidade. A Escola recebeu o nome de Educandário São Sebastião, esse nome em homenagem ao patrono São Sebastião. A Escola funcionava sob a direção de Frei Guido Fiekers da O. F. M (Ordem Franciscana de Maristela) e da Professora Núbia Bentes Picanço, que exercia também função de professora, igualmente, a mesma funcionava com apenas uma sala de aula, com 1ª, 2ª e 3ª séries, totalizando 32 alunos.
De 1948 a 1952 o número de alunos aumentou para 73, tendo sido dividido em dois turnos, continuando com uma só professora. No ano seguinte aumentou o número de alunos, havendo, então, a necessidade de contratar novos professores. A chegada de Frei Eliseu Eismann, O.F.M em 1962 foi um marco para a educação, pois o mesmo observou a necessidade de construir um novo prédio para melhorar o ensino e oferecer conforto às crianças. No trabalho da construção o Frei contou novamente com ajuda dos moradores da comunidade, finalizando a obra em 1963 e inaugurando em 01 de agosto do corrente ano, já atendendo alunos até a 5ª série. Com a exigência do Estado os alunos prestaram exames finais como candidatos estranhos no Grupo Escolar de Oriximiná, pois o curso primário não era reconhecido neste referido Estabelecimento de Ensino.
Com a criação do decreto nº 4305 de 04/11/1963, foi publicado no Diário Oficial em 06 de novembro do mesmo ano, o curso Primário do Educandário São Sebastião ficou reconhecido oficialmente. No ano de 1965 foi criado o Jardim de Infância, mantido pela Paróquia a cima citada. Em decorrência de tal necessidade foi feito o primeiro convênio entre o governo do Estado e a Paróquia, sendo os mesmos renovados todos os anos. Por volta de 1972, à Professora Núbia Bentes Picanço afastou-se do exercício do magistério primário, passando a direção à professora Terezinha Silva Conceição, que trabalhou até o ano de 1973. De 1974 a 1977 assumiu os trabalhos de direção à professora Graciete Machado Godinho, a qual passou a direção à professora Isarina Nascimento Ferreira, que exerceu a função até 03 de junho de 1987, de 04 de junho a 06 de novembro de 1987 assumiu os trabalhos de direção à secretária Jocilene Costa Pessoa. Do dia 11 de novembro de 1987 o Governo do Estado designou a professora Rosaléia Ribeiro Barbosa para função de gestora, permanecendo até abril de 1988 e quem assumiu o cargo de gestora foi à professora Raimunda Andrade Fernandes, até 03 de março 1998. Nesse mesmo ano, administrou os trabalhos da Escola a professora Sandra Maria Pereira Assis até 02 de maio de 2006. Após seu afastamento, assumiu a Direção da Escola o Vice- Diretor Raimundo Gabriel Nascimento de Abreu até o dia 04 de agosto de 2006. A partir desta data assumiu o cargo de Diretor o professor Eleilson Aguiar Almeida até Fevereiro de 2008. No período de março de 2008 a agosto de 2009 a Escola foi dirigida pela professora Isabel de Souza Henrique Filha, de Setembro do mesmo ano a 10 de Janeiro de 2010, a escola ficou sob a responsabilidade da secretária Elenimara Costa Guerreiro devido à licença maternidade da atual diretora.
Nos anos de 2010 e 2011 a Escola passou a ser gerenciada pela professora Zuleide Maria Pessoa Albuquerque com uma clientela de 344 alunos matriculados de 1º, 2º e 3º ano e de 3ª a 4ª série do ensino fundamental. Em fevereiro de 2012, assume a direção da Escola o professor Álvaro Jorge Pantoja Canuto, e recebe uma clientela de 409 alunos e a Escola passa a oferecer o ensino de 9 anos, iniciando com três turmas de 5ª séries funcionando no horário da manhã. Em 2013, a matrícula inicial chega em 455 alunos, acrescentando mais três turmas de 6ª séries.
Em fevereiro de 2014 a assume a Direção a Professora Ângela Maria Morais permanecendo até o mês de fevereiro de 2015.
Em 2015 assume a Escola o Professor Renan Almeida Godinho e a Vice Diretora a Professora Jocelina Pessoa a qual ficou até agosto de 2015. Em agosto de 2015 assume a vice direção a Professora Andreza Costa Barbosa que permaneceu no cargo até junho de 2016 assumindo assim a Direção da Escola até dezembro de 2016. No ano de 2017 a Professora Andreza Costa Barbosa assume a Direção novamente juntamente com o Professor Renan Almeida Godinho como vice diretor nesse ano a Escola possuí uma clientela de 610 Alunos ativos, em fevereiro de 2019 o vice diretor Renan Almeida Godinho deixa a vice direção e a Professora Jeane Cristina Sousa dos Anjos Cavalcante assume a vice direção em 01 de março de 2019, permanecendo a Diretora a Professora Andreza Costa Barbosa a Escola possui no ano de 2019 uma clientela de 595, em agosto de 2020 sai a vice diretora Jeane Cristina Sousa dos Anjos Cavalcante e assume o Professor Diego Cavalcante permanecendo no cargo até Março de 2021, voltando novamente a vice direção a professora Jeane Cristina Sousa dos Anjos Cavalcante. Em 2021 assume novamente a Direção a Professora Andreza Costa Barbosa e na vice direção a professora Jeane Cristina Sousa dos Anjos Cavalcante até nos dias atuais.
Para esse corpo discente, a Escola oferece uma Educação de Qualidade com o objetivo de formar cidadãos atuantes e pessoas construtoras de uma sociedade mais justa. Diante disso, constatamos que a formação permanente dos discentes e funcionários é a base fundamental da reflexão crítica sobre a prática. Que segundo Paulo Freire: “É pensando criticamente a prática de hoje ou ontem que se pode melhorar a próxima prática”. Baseados nesta filosofia de educação e praticidade deixaram expressar a missão, a visão, os valores e os objetivos deste estabelecimento escolar. Visão: Ser e manter-se instituição referencial de qualidade em nosso município, na qual discentes e docentes superam a metodologia da educação, mostrando o desempenho, a criatividade e a criticidade dentro de uma sociedade. Missão: Tem como princípio norteador proporcionar a aprendizagem e colaborar na construção de conhecimentos, a partir do conhecimento do educando, oportunizando-o, valorizando-o e envolvendo-o no contexto histórico, político e social.

Informações: Paróquia Santa Isabel de Portugal/Terra Santa


Barco Papa Francisco conclui 52º expedição com mais de 5.200 atendimentos.

 

O Barco Hospital Papa Francisco concluiu sua 52º expedição na última terça-feira, (08), que se iniciou no último dia 1° e atendeu 14 comunidades da Região do Aritapera e outras 7 da região do Urucuritiba, regiões que fazem parte do município de Santarém, e após atender as duas regiões, entre consultas e procedimentos realizados, foram mais de 5.200 atendimentos.

Um projeto da Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus, com parceria da Secretaria de Estado de Saúde Pública (SESPA), leva atendimentos de saúde para as pessoas que moram em lugares de difícil acesso.

Nessa 52º expedição foram realizadas 800 consultas médicas, das quais 318 em clínica geral, Oftalmologia 155, Ortopedia 126, Ginecologia 119, Anestesiologia 34 e cirurgia 48. Na parte odontológica, foram 390 procedimentos, divididos em 108 consultas e 282 procedimentos, foram realizados também 1560 exames laboratorias, 46 mamografias, 52 eletrocardiogramas, 193 oftalmológicos, 327 raio - x e 197 ultrassonografias. No serviço de farmácia foram 612 atendimentos que incluíam orientação e dispensação de medicamentos. O Barco Hospital também possui estrutura para realização de cirurgias, que foram divididas em 34 de baixa complexidade e 25 de média complexidade, e houve 42 internações, sendo 20 clínicas e 22 cirúrgicas. Foram entregues nessa expedição 79 óculos de grau, na triagem de Enfermagem foram 908, totalizando 5.265 atendimentos, e 1.052 refeições servidas.

“Essa expedição confirmou ainda mais a vocação do Barco Hospital em levar atendimento de saúde de qualidade para nossos irmãos e irmãs ribeirinhos. Como estamos em um período de cheia, tivemos muitas dificuldades de nos locomover e estar ainda mais próximo das comunidades, mas conseguimos estabelecer uma estrutura que possibilitou acolher e acomodar as muito bem. As pessoas nos receberam muito bem, é uma satisfação realizar esse projeto”. Comentou Frei Afonso Obici, coordenador das atividades no Barco Hospital Papa Francisco.

A Dra Luísa Pazeli - cirurgia geral, agradeceu sobre a experiência dentro do Barco Hospital, "Muito obrigada a cada um por essa semana tão maravilhosa e marcante em minha vida. Com certeza mudou o meu modo de pensar e me deu mais uma luz de esperança de que o mundo realmente é um lugar bom e com pessoas boas. Aprendi muito com cada um de vocês."

A Dra Andréa Costa - oftalmologista, também manifestou sua satisfação em ter participado dos atendimentos no Barco Hospital, "Obrigada a todos por essa expedição incrível que encheu meu coração de alegria, aprendi muito, e estou indo pra casa com a sensação de que quero poder voltar, foi uma experiencia única, Gratidão imensa". Concluiu.

O Dr Antônio Cyrillo - ultrassonografista, falou sobre os trabalhos na expedição, "Eu tenho que agradecer pela oportunidade de que nos deram para crescermos no espírito, na religiosidade, na caridade e no amor ao próximo. Tenho absoluta certeza que ajudei um pouquinho e que Aprendi Muito, e espero ter chance de novamente retornar". Finalizou.

Desde o primeiro momento em que foi anunciada a ida do Barco Hospital para a expedição, a Agente Comunitária de Saúde de Aritapera, Sidyelle Simara, comentou sobre sua alegria,"Fiquei muito feliz compartilhei com minha comunidade e todos ficaram anciosos, esses dias de atendimentos foi uma benção para nossa população, como ACS trabalhamos com orientação e prevenção, acompanhamos diariamente as dificuldades de nossos comunitários pr chegar a ter um atendimento de saúde, pois, muita das vezes não tem recursos financeiros e com a vinda do BHPF uma luz se acende para quem mais precisa. Foi algo inédito pra nossas famílias ribeirinhas todos ficaram maravilhados e satisfeitos com o atendimento humanizado que receberam. A Região do Aritapera só agradece". Ressaltou.

 

Somando todas as expedições realizadas desde o início do projeto em 2019 até hoje, já foram realizados 257.160 serviços de saúde para as comunidades ribeirinhas do Pará. Ainda em junho ocorrerá a 53ª expedição do Barco Hospital Papa Francisco, entre os dias 22 e 29, a embarcação estará no município de Prainha, na região do Baixo Amazonas. Outras 11 expedições estão agendadas para serem realizadas até o final de 2022.