Regional Norte 2: Pastoral realiza II Seminário Regional da Pastoral da Educação.

 

Na cerimônia de abertura, Dom Antônio Assis destacou horizontes para educar com sensibilidade e humanização “nessa missão de promoção da educação para a sensibilidade e a humanização precisamos de educadores preparados, humanamente equilibrados, espiritualmente fortes, psicologicamente integrados e resilientes.”
A Pastoral da Educação do Regional Norte 2 realizou, no dia 28 de maio, sábado, o II Seminário Regional da Pastoral da Educação, com o tema: Sensibilidade e Humanização: caminhos para uma educação fraterna. O encontro foi transmitido no canal do Youtube do Regional Norte 2, e contou com a participação dos interpretes em libras da Pastoral dos surdos do Regional Norte 2. A animação ficou por conta do grupo de animação da Arquidiocese de Santarém. O Seminário contou com a presença do bispo referencial Dom Antônio Assis, Padre Júlio Resende, assessor do setor educação da CNBB, Professora Lady Anne de Souza, coordenadora da Pastoral da Educação do Regional Norte 2, Professora Marilia Lopes, Professor Alípio Gomes e mediado pela Professora Mara Dantas.
Na cerimônia de abertura, Dom Antônio destacou horizontes para educar com sensibilidade e humanização “nessa missão de promoção da educação para a sensibilidade e a humanização precisamos de educadores preparados, humanamente equilibrados, espiritualmente fortes, psicologicamente integrados e resilientes.” Ressaltou Dom Antônio Assis. O Seminário foi organizado por quatro painéis em sintonia com o Sínodo 2021-2023. O 1º Painel da Comunhão com o tema: “A missão da Pastoral da Educação e a Espiritualidade do Educador”, assessorado pelo Padre Júlio Resende-CNBB, levou os participantes a conhecer a missão evangelizadora da Pastoral da Educação, e as inspirações para os ambientes educativos, convidando os educadores e educadoras, a renovar a paixão pela Educação. Logo em seguida, foi apresentado o 2º Painel da Participação com o tema: “A presença evangelizadora da CNBB na Educação pública”, assessorado pela professora Lady Anne de Souza. O encontro refletiu acerca da presença da CNBB na Educação Brasileira em homenagem aos 70 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. O 3º Painel da Missão, assessorado pelo Professor Alípio Gomes, com o tema: “Sensibilidade e Educação: caminhos para uma educação fraterna”. No mesmo Painel, a Professora Marília Lopes, trouxe o tema: “A identidade católica na Educação”, motivando os participantes a construir a Aldeia Educadora para um novo humanismo solidário, integral e assumindo o compromisso de amor na educação. A Pastoral da Educação socializou com os participantes as experiencias exitosas nas Igrejas particulares, dessa forma, a Pastoral da Educação é convidada para ser presença significativa em nossas comunidades, na cidade, no campo, nas águas e florestas. Segundo a Pastoral, a educação é uma forma de evangelização de Jesus Cristo e de sua Igreja.

O encontro terminou com a uma belíssima oração em honra à Nossa Senhora de Nazaré, na qual rogamos a sua intercessão para todos os Educadores e Educadoras, pela paz e amor a Deus, ao próximo como a si mesmo. Suplicamos a Maria que leve os pedidos de todo o povo da Amazônia, de outros estados e do mundo e de nossas dioceses e prelazias do Norte 2 ao seu Filho Jesus Cristo.
A Professora Lady Anne destacou que o Seminário teve uma grande participação e interação de todos os envolvidos, tanto palestrantes quanto os demais participantes, enriquecendo o encontro. Louvamos a Deus Uno e Trino pelo II Seminário Regional da Pastoral da educação Norte 2.

Informações: Vaticano News


"Ajuda-nos a viver com sabedoria e educar para o amor fraterno." Círio de Santo Antônio, em Alenquer, reuniu cerca de 20 mil fiéis.

A procissão ganhou as ruas de Alenquer nas primeiras horas da manhã da última quarta-feira, (01), com o tradicional Círio de Santo Antônio, que abriu a programação da festividade. O Círio percorreu várias ruas do município acompanhada por cerca de 20 mil fiéis. A procissão do Santo Antônio saiu da Comunidade de Santa Isabel da Hungria, por volta das 6h30, percorreu várias ruas da cidade até chegar na Matriz de Santo Antônio, onde houve a Santa Missa presidida pelo Pároco da Paróquia de Alenquer, Padre Manuel Rodrigues, e realizou a benção da relíquia de Santo Antônio dada pelo próprio Pároco. Na primeira noite da festividade foi realizada a Santa Missa da Trezena presidida pelo Padre Pius.

Informações: Paróquia Santo Antônio/Alenquer