Campanha Faça Bonito 2022, Cáritas da Diocese de Óbidos

Neste 18 de Maio, houve uma caminhada alusiva à Campanha FAÇA BONITO 2022. Com alegria a Cáritas da Diocese de Óbidos esteve presente na organização das Caminhadas da Campanha, através do Projeto Iça - Ação e Proteção, que visa enfrentar o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, juntamente com a sociedade civil organizada, pastorais da nossa Diocese, Associação Beneficente Emaús, Movimentos Sociais, assim como, instituições da Rede de Proteção dos Municípios onde há abrangência do projeto da Cáritas (Óbidos, Oriximiná, Alenquer e Juruti). Atendemos com carinho o objetivo da Campanha, informando, sensibilizando e mobilizando a toda a Sociedade a abraçar a Causa e a se comprometer com a luta em defesa dos Direitos da Criança e do Adolescentes.
Agradecemos a todos que somaram junto na construção das belíssimas caminhadas que aconteceram em todos os municípios e que possamos todos os dias seguir Fazendo Bonito, se comprometendo e denunciando a quem de direito!
Que possamos não esquecer que a Campanha continua todos os dias, é preciso que não silenciemos diante do que está errado, pois:
"Esquecer é permitir! Lembrar é combater!" Sempre, Proteger será Nosso dever!
Defender será a nossa missão!

Informações: Cáritas Diocesana de Óbidos


Barco Hospital Papa Francisco retoma suas atividades de atendimentos.

Além dos municípios da região do Baixo Amazonas e da Calha Norte, o barco percorrerá também as cidades ribeirinhas da região do Xingu e do Tapajós.

O barco hospital Papa Francisco partiu para executar sua 51º expedição e atender duas comunidades ribeirinhas de Óbidos, município do Oeste do Pará, na região do Baixo Amazonas, entre os dias 19 e 25 deste mês.
Os atendimentos acontecerão no distrito Flexal, de 19 a 21, e em Curumu, de 22 a 24 deste mês. As ações retomam as atividades do barco na região dois dias após a assinatura de renovação do termo de fomento com a Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus para as ações de atendimento médico e odontológico, exames e outros serviços de saúde que serão levados à população ribeirinha.
A novidade contida no novo convênio é que, além dos municípios da região do Baixo Amazonas e da Calha Norte, o barco percorrerá também as cidades ribeirinhas da região do Xingu e do Tapajós, abrangendo um total de 17 municípios. A retomada das atividades do barco será anunciada nas próximas semanas.
Nos atendimentos que começarão nesta quinta-feira (19), em Flexal, a cerca de 95 quilômetros de Óbidos, a população do distrito terá a disposição a estrutura do barco, que é um hospital flutuante com consultórios médicos, odontológicos, centro cirúrgico, sala oftalmológica completa, laboratório de análises, sala de medicação, sala de vacinação e leitos de enfermaria, além de equipamentos para diagnósticos, como raio-X digital, mamografia, eco-cardiograma, ultrassom, eltrocardiograma.
Além da atenção básica de saúde à população, as equipes atuam na prevenção e diagnóstico precoce do câncer com a realização de exames e triagem. O Barco Hospital mede 32 metros de extensão e possui 20 tripulantes fixos e mais 10 voluntários que se revezam em expedições que duram entre 7 e 10 dias. Após Flexal, os atendimentos seguirão para a Vila União do Curumu, localizada a 28 quilômetros de Óbidos.
Segundo o frei Afonso Obici, coordenador geral do Barco Hospital Papa Francisco, a agenda da embarcação para o restante deste ano está sendo definida. “Já estamos há três anos nessa atividade, percorrendo os rios Amazonas e seus afluentes, proporcionando saúde e esperança a nosso povo”, explica o frei Afonso Obici, coordenador geral do Barco Hospital Papa Francisco.
Para o titular da Sespa, Rômulo Rodovalho, o barco tem sido uma importante parceria para ajudar a levar atendimento às comunidades mais remotas. “Os serviços contribuem na missão do Governo do Estado de levar saúde por todo o Pará. Com a renovação do convênio, pudemos garantir atendimentos pelos próximos dois anos”, salienta.
Informações: Agência Pará