Bispo Dom Bernardo Johannes, reuniu com os Padres Dehonianos.
O Bispo Diocesano de Óbidos, Dom Bernardo Johannes, presidiu a Celebração Eucarística na Capela das Irmãs Pequenas Missionárias Eucarísticas, em Barretos - SP, com a participação dos religiosos e das religiosas que vivem na cidade de Maria. Logo em seguida estive no café da manhã, no Postulantado dos Padres Dehonianos, e depois partilhou a sua experiência em Óbidos, comentou sobre a região, sobre a cultura, sobre a Igreja e também sobre os trabalho dos religiosos, sobre tudo dos sacerdotes que estão atuando na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, em Juruti Velho. Em todo o mundo são cerca de 2.300 religiosos dehonianos que atuam em 38 países. A Congregação foi fundada em 1878, na França.
O Bispo Dom Bernardo Johannes, participa de Celebração Eucarística em acolhida aos jovens do postulado.
O Bispo Diocesano, Dom Bernardo Johannes, participou da Celebração Eucarística na Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus, em Jaci - SP, em acolhida ao Jovem Eduardo, do município de Juruti, a Santa Missa aconteceu na última sexta-feira, (18). O Eduardo e os demais jovens foram recebidos como postulantes na Fraternidade São Francisco de Assis. O Postulantado é o período de um ano que o candidato à vida religiosa franciscana faz de preparação antes de ingressar no Noviciado. É um tempo no qual o candidato pede para viver a vida franciscana, com o propósito de se preparar convenientemente para o Noviciado. Na oportunidade o Bispo Dom Bernardo, encontrou na mesma Celebração, o Frei Eduardo, o nome civil dele é Elton que é do município de Curuá, que está fazendo o Noviciado na Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus. O Noviciado Franciscano é um tempo no decorrer do qual o jovem frade, chamado de noviço, começa a vida na Ordem Franciscana. Por isso, ele recebe aqui, pela primeira vez, o nome de “Frei”, que significa irmão.
Neste ano de Noviciado, o jovem Frade deverá fazer seu discernimento e aprofundamento da própria decisão de seguir a Jesus Cristo na Igreja e no mundo, no espírito de São Francisco de Assis.
Encontro de Formação da Pastoral do Dízimo Paroquial, na Paróquia Santo Antônio, em Oriximiná.
DÍZIMO: A CHAVE QUE ABRE O CORAÇÃO PARA A PARTILHA. Desta maneira fala a palavra de Deus ao nosso coração: “Assim como a chuva desce dos céus e não volta para lá sem ter regado a terra e feito germinar a semente, assim a Minha Palavra não voltará a mim sem ter realizado a minha Missão” (Isaias 55:10-11). Nos dias 18, 19, 20 de março de 2022 aconteceu no Cliper de Santo Antônio, Paróquia de Santo Antônio da Diocese de Óbidos na cidade de Oriximiná - Pará, o Encontro de Formação da Pastoral do Dízimo Paroquia. Assessorado por padre Adalberto Santos (Diocesano) da Paróquia de Nossa Senhora da Saúde Juruti - Pará da Diocese de Óbidos, que abordou a Temática: Participação Consciente na Ação Evangelizadora. Com o estudo e reflexão do doc. 109 – Diretrizes Gerais da ação evangelizadora da igreja do Brasil 2019-2023. Instituindo as diretrizes para a igreja seguir à Luz da Evangelização opção preferencial pelos pobres, cuidando da casa comum e testemunhando o Reino de Deus rumo à Plenitude. A Proposta Pastoral é a busca por uma Conversão Pastoral, pois, o mundo se preocupa com o processo de transmissão da fé, expressando a importância do diálogo, da acolhida fraterna. Saindo do conservadorismo para entender a importância de se reevangelizar.
Neste processo somos advertidos a sair da “pastoral da conservação” para atuar no processo de Conversão Pastoral, compreender que “Jesus é que dá sentido a VIDA, lembremos do que alerta o documento de Aparecida que “Devemos ter Coragem de abandonar as estruturas ultrapassadas que já não favorecem mais a transmissão da fé”.
Assim nesta dinâmica pastoral do dízimo vamos refletindo qual é o Jesus que iremos apresentar as pessoas a partir da nossa atuação na comunidade? Vamos então seguindo esta meta considerando a importância de se planejar para atuar em Comunidades Eclesiais Missionárias de base da casa comum do Pai, instituídas pelos quatro pilares de sustento da igreja de Jesus Cristo que é; CASA, PÃO, CARIDADE E AÇÃO MISSIONÁRIA.
Informações: Paróquia Santo Antônio/ Oriximiná