Construção da Creche Emaús, em Óbidos.

A Diocese de Óbidos, através da Associação Beneficente Emaús, em parceria com a Die Sternsinger KindermissionsWerk 3 Reis Magos, estão realizando a construção da Creche Emaús em Óbidos, essa importante obra irá beneficiar mais de 45 crianças, levando mais qualidade na educação. A previsão de entrega está previsto para começo de maio deste ano, a obra iniciou dia 17 de janeiro com a reforma do barracão onde funcionou por muitos anos a cozinha e o refeitório e em outros anos foi também sala de aula. A Die Sternsinger KindermissionsWerk 3 Reis Magos, recebeu ajuda financeira das crianças da Paróquia Santa Magarethe - Emstek, na Alemanha, para então viabilizar a construção da Creche Emaús, em Óbidos.

Creche Emaús Óbidos

Em 06 de janeiro de 1994 foi assinado um convênio com LBA sobre a Orientação do Conselho Nacional do Serviço Social, para alteração do Estatuto onde uma cláusula abrangeu a proteção a Assistência a Criança e Juventude. A partir de então, começou o trabalho nesse sentido, buscando melhorias e construção do barracão para trabalhar com crianças, pois, a carência de muitas mães trabalharem não tinham uma creche para colocar seus filhos. Muitos projetos seguiram acompanhando as atividades das crianças para as famílias desenvolverem um aprendizado no corte e costura, cultivo de horta, manicure e outros. Muitas crianças são atendidas nas séries Maternal II, Pré I e Pré II. Desde do dia 12 de março de 2006, a creche tem parceria com a Prefeitura de Óbidos, onde os professores seriam contratados pela prefeitura e ajuda voluntária de sócios para colaborar. Em 2009 deu início a vinculação com Creche Emaús e a Escola Dom Floriano. No ano de 2018 foi vinculado ao Centro Educacional Infantil Perpétuo Socorro e 2019 a 2022 vinculado a Escola Raimundo Cardoso. A creche beneficia crianças na faixa etária de 3 anos completos ou que completarão 3 anos até 31 de março no Maternal II. Neste ano de 2022 a creche está recebendo 45 alunos nessa faixa etária com 3 turmas, duas pela manhã e uma a tarde sendo 15 alunos em cada turma.
O Prédio Emaús foi fundado no dia 15 de maio de 1982, e nesse ano de 2022 completará 40 anos. E desde do dia 9 de dezembro de 2015, foi firmado a parceria com a Diocese de Óbidos e Associação Beneficente Emaús.


A Irmã Fátima Maria Tavares Marinho, da Congregação das Irmãs Selesianas dos Sagrados Corações, visita a Diocese de Óbidos.

O Bispo Diocesano, Dom Bernardo Johannes, recebeu na manhã da última quinta-feira, (03), a visita da Irmã Fátima Maria Tavares Marinho, da Congregação das Irmãs Selesianas dos Sagrados Corações. Desde 1989, a Irmã Fátima Maria, é Missionária na Kigali-Rwanda, na África, durante esse período, a irmã ficou 2 anos na Itália e retornou para missão na Kigali-Rwanda, para trabalhar na Nuciatura Apostólica. O atual Núncio Apostólico é o Arcebispo Arnaldo S. Catalan, que foi nomeado para o cargo pelo Papa Francisco em 31 de janeiro de 2022, e chegará logo após a Páscoa em Kigali-Rwanda. A Irmã esteve presente na Missa das Cinzas, na Catedral de Sant'Ana, em Óbidos, onde o Bispo Dom Bernardo, expressou sua gratidão e felicidade em receber a Irmã Fátima Maria, na Diocese de Óbidos.

 

A congregação

 

São Filippo Smaldone nasceu no dia 27 de julho de 1848, na cidade de Napoli (Itália), estudava muito, ajudava os pobres, visitava doentes em hospitais, ajudava às crianças a conhecerem Jesus. Assim foi fundada a Congregação das Irmãs Salesianas dos Sagrados Corações, para que, mulheres consagradas a serviço de Deus e dos Irmãos pudessem no mundo inteiro tornar atual no tempo o grande milagre do:”EFETA”, abrindo para os surdos a porta da comunicação através do amor, da linguagem e da instrução.