BISPOS DO REGIONAL NORTE 2 PARTICIPAM DE REUNIÃO RESERVADA PARA DEFINIR O PLANEJAMENTO PASTORAL.
A CNBB Regional Norte 2 realizou a primeira Reservada do ano. Durante três dias, os 15 bispos discutiram a atuação nos municípios do Pará e Amapá. Ao final, definiram os planos para 2022, entre eles, o de reforçar o trabalho missionário na Prelazia do Alto Xingu, criar novas dioceses e diretrizes para o trabalho das pastorais.
A reunião foi realizada nos dias 2, 3 e 4, na sede da Regional, em Belém. No dia 2, tiveram um momento de partilha com os bispos do Regional Norte 3, através de transmissão virtual. A programação teve momentos de oração, reflexão, partilha das experiências e discussão de assuntos administrativos, pastorais e de projetos futuros.
Segundo o Secretário Regional do Norte 2, Dom Antônio Assis, uma das definições da reunião foi a elaboração de uma cartilha com as diretrizes e orientações sobre o trabalho nas pastorais, os perfis dos assessores e as atribuições de cada um. O objetivo é ajudar na execução e acompanhamento das ações.
“É importantíssimo porque não temos esse instrumento ainda e, assim, as diretrizes vão dar mais consistência no processo de escolha, acompanhamento e ações concretas. Definindo as atribuições, fica mais fácil da execução ser acompanhada e orientada”, avalia.
Dom Antônio revelou que os bispos também se comprometeram a se empenhar para que leigos, diáconos e sacerdotes de suas dioceses se disponham a fazer parte do projeto Missão nas Fronteiras, iniciado ano passado na Prelazia do Alto Xingu, em Tucumã (PA). “O projeto está continuando, mas ainda é insuficiente porque tem somente duas leigas e uma religiosa. Precisamos potencializar essa presença missionária lá nessa nova prelazia”, diz.
Juventude – Pela primeira vez, a prelazia de Tucumã, receberá, no período de 15 a 25 de julho a Missão Jovem promovida pela Comissão Episcopal da Juventude. Jovens líderes de todo o Brasil passarão uma semana no município visitando comunidades, famílias e paróquias dos centros urbanos e áreas rurais.
A expectativa é que essa ação mobilize a juventude e gere impacto positivo para aumentar a presença dos jovens na Igreja católica. Dom Antônio observa que a região do Alto Xingu tem uma presença neopentecostal muito forte e isso exige um trabalho maior para ampliar a presença das pastorais.
Ele acredita que o estímulo à participação da juventude é um dos caminhos. “Nós devemos recuperar essa presença católica nos diversos municípios. Se conseguirmos evangelizar os jovens, teremos futuras famílias católicas amanhã”, diz.
Para Dom Antônio, essa é uma questão crucial. “Se não dermos atenção às crianças, adolescentes e jovens de hoje, através da catequese, da pastoral juvenil, significa que amanhã perdermos completamente porque teremos novas famílias que não serão católicas. É preciso apostar na juventude para que a Igreja possa continuar a sua missão”, enfatizou.
Sínodo – Os bispos partilharam as atividades desenvolvidas nas dioceses para a vivência da sinodalidade. Belém e Abaetetuba estão preparando o próprio Sínodo e todas as dioceses prepararam relatórios para mandar para Roma e para a Assembleia Eclesial Latino-Americana.
Expansão – Os bispos também discutiram sobre propostas para a criação de novas dioceses e sobre a visita Ad Limina que acontecerá em junho deste ano, quando uma comitiva visitará o Papa Francisco, em Roma (Itália).
Informações: CNBB Regional Norte 2
VOTOS PERPÉTUOS DE IRMÃ LUCIENE
Na última noite de sábado, (05) no Salão Paroquial, da Paróquia de Santa Isabel de Portugal, em Terra Santa, a Solene Celebração Eucarística dos votos perpétuos de Irmã Maria Luciene Maciel Bentes.
A Celebração foi presidida pelo Bispo Emérito da Diocese de Óbidos, Dom Martinho Lammers, concelebrada pelo Pároco da Paróquiade Santa Isabel, Padre. Rodrigo Allan, Padre Marcus Vinicius, Vigário da Paróquia de Santa Isabel, Padre Emannuel, Vigário da Paróquia São Martinho de Lima, de Óbidos, Padre Adalberto, Vigário da Paróquia Nossa Senhora da Saúde, de Juruti e pelo Frei Raoul.
Estiveram presentes na celebração a família biológica da Irmã Luciene e a família religiosa, as Irmãs Franciscanas de Maristellas, que com muita alegria acolheram sua mais nova membra. Também estavam prestigiando os amigos da Irmã, bem como Irmão Luís e Frei Ronaldo que fizeram parte da vida e da caminhada vocacional da Irmã.
Nossa Gratidão a Deus e a todos que contribuíram para que está bonita festa fosse realizada!
Informações: Paróquia de Santa Isabel de Portugal/Terra Santa