10 anos da Fazenda da Esperança Santa Clara, em Óbidos.

"Coisa de Deus um coração de criança. Coisa de Deus é a Fazenda da Esperança."

 

A Fazenda da Esperança foi fundada no ano de 1983 com a finalidade de ajudar jovens dependentes das drogas. Tudo começou quando um jovem leigo chamado Nelson Giovanelli Rosendo. O seu desejo de transformar aquela situação ganhou impulso com a ajuda e o incentivo de frei Hans Stapel, que via em seu ato uma forma de viver concretamente a Palavra de Deus.

O sonho transformou-se em realidade, em Óbidos, a Fazenda da Esperança Santa Clara iniciou suas atividades no dia 10 de julho de 2011 e foi inaugurada no dia 21 de janeiro de 2012.

Ter uma unidade da Fazenda da Esperança na Diocese de Óbidos é uma grande graça, visto que não há na região outras unidades ou órgãos que atuem nesta questão. Esta fazenda tem capacidade para 18 pessoas do sexo masculino. A unidade instalada na Diocese tem como padroeira Santa Clara. Dom Bernardo Johannes, na ocasião da inauguração, destacou que “o principal objetivo da Fazenda da Esperança, é cuidar dos usuários e fazer com que os mesmos voltem ao convívio da sociedade sem o problema do vício”.

Hoje lembramos os 10 anos de sua inauguração em nossa Diocese de Óbidos, a Fazenda da Esperança é uma comunidade terapêutica que visa resgatar a dignidade humana, com uma vivência comunitária baseada no trabalho, na convivência e na espiritualidade.


10 anos de Elevação da Diocese de Óbidos

Uma Igreja Missionária no Coração da Amazônia.

Até o ano de 1957, a vasta zona fisiográfica do Baixo Amazonas, no Estado do Pará, formava uma única circunscrição eclesiástica a Prelazia de Santarém. Compenetrado dessa necessidade, Dom Lombardi, à época Núncio Apostólico do Brasil, dirigiu à Santa Sé o pedido de criação de uma nova Prelazia para a região. A Santa Sé ouvindo o parecer de Dom Floriano Loewenau, OFM, Bispo Prelado de Santarém, resolveram a questão, e em abril de 1957, por meio da Bula “Cum sit animorum”, o Papa Pio XII criou a Prelazia de Óbidos, desmembrada da Prelazia de Santarém, e 11 de outubro do mesmo ano nomeou Dom Floriano Loewenau como prelado da nova Prelazia de Óbidos.
A Prelazia de Óbidos foi constituída pelos municípios de Alenquer, Faro, Juruti, Oriximiná e Óbidos, os municípios de Curuá, Juruti Velho, Tabatinga-Juruti, Área Missionária Maria imaculada, em Porto Trombetas e Terra Santa foram criados posteriormente.
No dia 2 de fevereiro de 1958, realizou-se solenemente a instalação da Prelazia e a posse do primeiro Bispo Prelado, Dom Frei Floriano Loewenau, OFM. No dia 09 de novembro de 2011, o Papa Bento XVI anunciou a elevação da Prelazia de Óbidos, para a categoria de Diocese, ao mesmo tempo nomeou o primeiro Bispo Diocesano, Dom Frei Bernardo Johannes Bahlmann, OFM. No dia 21 de janeiro de 2012, foi oficializada a elevação da Prelazia de Óbidos à categoria de Diocese, na mesma solenidade, Dom Bernardo Johannes foi empossado como o primeiro Bispo Diocesano de Óbidos, em Missa Solene presidida no sábado dia 21 de janeiro de 2012, por Dom Lorenzo Baldisseri, então Núncio Apostólico, Representante do Papa Bento XVI no Brasil.
Recordamos os Bispos Prelados, Dom Floriano Loewenau, Dom Constantino Lüers e Dom Martinho Lammers, e do Bispo Diocesano, Dom Bernardo Johannes. Hoje lembramos os 10 anos da elevação da Diocese de Óbidos, são 10 anos de missão e evangelização no Coração da Amazônia.