Cartaz da festa de Sant’Ana 2020

"Em Sant’Ana, a juventude reacende sua fé na vida e no amor." Festividade de Sant’Ana 2020.

O Cartaz da Festividade de Senhora Sant’Ana 2020, foi criando pelo Design Gráfico Ney Gois, obidense radicado a cidade de Manaus, capital do Estado do Amazonas e tem como fonte de inspiração o tema da festividade de Senhora Sant’Ana 2020, qual seja: “Em Sant’Ana, a juventude reacende sua fé na vida e no amor.”

O tema, trás como elemento central a Juventude, que neste ano de 2020 é a prioridade da Diocese de Óbidos e foi apontado através de escolha via enquete.

O cartaz traz em destaque a imagem de Senhora Sant’Ana, a excelsa e doce mãe de nossa diocese, exemplo a ser seguido, eis que a paciência e a resignação com que sofreu junto a seu esposo São Joaquim devido a sua idade avançada e a esterilidade, a levaram ao prêmio de ter por filha aquela que havia de ser a Mãe de Jesus, por obra do poder divino. Sant'Ana, em hebraico significa GRAÇA.

Ao fundo do cartaz observa-se a catedral de Sant’Ana rabiscada tendo a sua frente a Berlinda de Senhora Sant’Ana, ladeada de vários devotos, simbolizando a festa maior de nossa diocese.

Ladeando a imagem da Padroeira, rabiscos de jovens, sendo que os do lado direito encontram-se dispersos saldando a avó de Jesus e, os do lado esquerdo juntos em procissão. Tais gravuras simbolizam a Juventude que deve buscar em nossa Excelsa Padroeira inspiração para que com paciência e perseverança cresçam na fé e devoção a Deus. Sant’Ana em suas diversas imagens demonstra que é a mãe educadora de Maria na fé, consagrando-a a Deus, ainda criança e preparando Nossa Senhora para dar o seu SIM e cumprir sua missão de tornar-se a mãe do Salvador e nossa mãe.

Ao fundo de toda a extensão do Cartaz pode-se perceber em marca d'água uma alusão ao primeiro vitral de nossa Catedral, somado a um céu em tonalidade azul que traz à mente a obediência aos mandamentos de Deus e, representa a transcendência, o mistério e o divino. É a cor do céu e, por isso, é vista como uma cor celestial.

No alto ladeando os dizeres Festividade de Sant’Ana, também em marca d'água, observa-se o Brasão da Catedral de Sant’Ana, trazendo ao cento o monograma JHS “Iesus Hominum Salvator” (Jesus Salvador dos Homens).

Peçamos que Senhora Sant’Ana, com seu exemplo sereno, com Fé e Perseverança, possa inspirar nossos Jovens para que persistam na fé e nos ensinamentos de Cristo.

Créditos: Arte: Ney Góis / Foto: Mauro Pantoja / Texto: Aucimário Santos