Odontologia na Missão em Tiriyó
"É feliz quem a Deus se confia" Sl 1
Nesse 1°de maio, dia do trabalhador, lembramos São José operário, início do mês da mãe Maria, tivemos a alegria de concretizar mais um pequeno passo, um sonho, ao inaugurarmos o consultório odontológico aqui no posto do Polo Base da Missão Tiriyó. A conquista se torna ainda maior quando pensamos nas dificuldades logísticas para chegar até aqui (somente via aérea) e pela forma como tudo ocorreu: várias mãos se unindo.
Há cerca de 3 meses eu viajava pela primeira vez a Macapá AP, sem conhecer nada nem ninguém, na época a Providência de Deus abriu várias portas e caminhos. Foi num primeiro diálogo com o Coronel Gelson (comandante do 34° BIS) a respeito de atendimento odontológico aos povos indígenas que surgiu a proposta de doarem um consultório para a missão.
Ao visitar a DSEI (distrito sanitário especial indígena) conheci a equipe técnica e o dentista Blendo, que mostrou alguns equipamentos destinados para a missão Tiriyó, dentre eles, um consultório odontológico portátil, para as aldeias distantes. No início de abril o Conselho dos Caciques e Lideranças Tiriyó, Kaxuyana e Txikyana, fizeram um documento ao coordenador do DSEI pedindo apoio e envio de equipamentos e insumos para que eu pudesse atendê-los como dentista.
Nas últimas semanas de abril às tratativas sobre o envio e montagem do consultório foram se intensificando para que não houvesse falhas para a instalação e funcionamento do mesmo. Entra em cena a AORE (Associação dos Oficiais da Reserva do Exército - Macapá) na pessoa do seu presidente Lucas da Fonseca, responsável pela reforma da cadeira odontológica e dos demais equipamentos, assim como outras necessidades de insumos.
Enfim, no dia 30/04, embarcamos, juntamente com os soldados do exército no avião da FAB (C105) com os equipamentos para instalação do mesmo.
A alegria foi grande ao ver todos aqueles equipamentos na Missão Tiriyó:
1- Consultório Odontológico montado.
2- Consultório portátil.
3- Escovodromo para prevenção nas escolas.
Quando muitas mãos se unem pelo bem comum podemos ter a certeza de que há esperança.
Deus abençoe todas pessoas envolvidas do: Exército (34° BIS), DSEI, AORE, FAB, Conselho de Caciques, Apitikatxi, frades Capuchinhos e nós Franciscanos na Providência de Deus.
"Basta uma pequena chama acesa para afugentar toda escuridão"
(São Francisco de Assis)
Setor Diocesano de Comunicação Midiática - SEDCOM
Texto e fotos: Franciscanos na Providência de Deus
Viste nossa FanPage no Facebook, aqui.
Visite nosso perfil no Instagram, aqui.
E também nosso Canal no Youtube, clicando aqui.
Pastoral do Dízimo realiza encontro de formação
Nos dias 27 e 28 de abril, no Centro de Formação Dom Floriano Lowenau, foi realizada a formação diocesena da Pastoral do Dízimo com o tema: 'Dizimo e Catequese". O encontro faz parte do planejamento anual da pastoral do dízimo, apresentado na útlima reunião de pastoral diocesana, em novembro de 2018.
Segundo Odete dos Anjos, a escolha do tema foi despertada, devido à constatação de que poucos jovens contribuem com o dízimo em suas comunidades, assim na busca de um caminho para essa conscientização, a pastoral, nas palavras de Odete, entende que "é na catequese que se planta a sementinha da partilha, da doação, do amor, da contribuição e da oração", portanto, se desde mais cedo os jovens são educados para sua participação como dizimistas, poderão efetivamente ser esses evangelizadores por meio do dízimo.
A coordenação da Pastoral do Dízimo a nível diocesano é composta por Odete Coelho dos Anjos, e Santana Venância de Souza, respectivamente coordenadora e vice-coordenadora, fazem parte também Elaine Helena dos Santos como primeira secretária e, Maria José Mota de Amorim como segunda secretária, além destas agentes de pastoral, há também a assessoria espiritual, assumida pelo Pe. Emanuel Pereira de Andrade.
A organização do encontro foi assessorada em sua logística pela Secretaria do Centro de Pastoral, que tem Janirene Souza como responsável, além disso houve também a assessoria para formação, realizada pela religiosa franciscana na Providência de Deus, Ir. Juliana Aires.
Para Odete dos Anjos, o encontro foi satisfatório, porque por meio das metodologias dinâmicas, os participantes puderam sentir-se envolvidos pelos conteúdos ministrados, e assim o evento pôde corresponder às expectativas do público, além disso foi promovida uma noite cultural, onde agentes de pastoral puderam encontrar um ambiente fraterno para a socialização e também para confraternização. O alvo da formação era, além dos agentes da Pastoral do Dízimo, agentes da Pastoral catequética, e segundo Odete Coelho, pôde estar presente no envento a maior parte dos convocados, correspondente a 3 agentes do dízimo e 2 da cateque por paróquia.
Setor Diocesano de Comunicação Midiática - SEDCOM
Texto e fotos: Erick Araújo
Viste nossa FanPage no Facebook, e veja mais fotos, aqui.
Visite também nosso Canal no Youtube, clicando aqui.
E também nosso perfil no Instagram, aqui.
Projeto Misereor participa do Encontro Pré-Raízes
(Por Douglas Sena - Óbidos, 16.abr.2019) - A Diocese de Óbidos através da Pastoral Social esteve no último final de semana (13 -14/04), assessorando as comunidades e Associações Quilombolas do Município de Óbidos, na elaboração do Projeto RAÍZES NEGRAS 2020. Esse acompanhamento e assessoramento está embasado em uma das linhas de ação do Projeto Misereor que trata das Comunidades e Associações Quilombolas dentro do território da Diocese de Óbidos.
No referido encontro estiveram presentes representantes das Associações Quilombolas do Município de Óbidos, representantes da Secretaria Municipal de Educação e, a Pastoral Social da Diocese de Óbidos. O encontro ocorreu na Comunidade MATÁ (Óbidos - Território Quilombola da Área das Cabeçeiras) e, foi nomeado de "ENCONTRO PRÉ-RAÍZES", e trata-se de uma estratégia de organização e preparação das comunidades quilombolas do município, para o evento Encontro Raízes Negras do Baixo Amazonas, que será realizado em julho de 2020 na Comunidade Quilombola Arapucu Município de Óbidos.
O ENCONTRO PRÉ-RAÍZES também será realizado nos demais municípios do Baixo Amazonas que têm comunidades quilombolas (Prainha, Monte Alegre, Alenquer, Santarém e Oriximiná) onde serão discutidas e encaminhadas atividades práticas de organização e acompanhamento das comunidades e Associações Quilombolas. Para Douglas Sena, membro da Pastoral Social Diocesana, "é muito importante a elaboração do Projeto para que todos possam participar de maneira mais profunda de todos os passos que envolvem a realização do Encontro Raízes Negras do Baixo Amazonas", Sena ressalta ainda que, "o encontro Pré-Raízes, faz com que as comunidades e Associações Quilombolas aproximem-se cada vez mais e, busquem forma-se conjunta e ordenadamente para o enfrentamento dos desafios que se apresentam em vista da garantia de direitos constitucionais dos povos tradicionais".
A Diocese de Óbidos, através da Pastoral Social, prestará o serviço de acompanhamento e assessoramento do Projeto em todas as suas estapas de realização.
Setor Diocesano de Comunicação Midiática - SEDCOM
Fotos: Douglas Sena
Viste nossa FanPage no Facebook: fb.com/diocesedeobidos
Visite também nosso Canal no Youtube: youtube.com/c/DiocesedeÓbidos
E nosso perfil no Instagram: instagram.com/diocesedeobidos
Dom Bernardo visita Fazenda da Esperança de Óbidos por ocasião da Páscoa
(Por Erick Araújo/ SEDCOM - Óbidos, 17.abr.2019)- Na manhã desta quarta-feira (17/04), D. Bernardo Bahlmann realizou visita à Fazenda da Esperança de Óbidos. Neste encontro, além de um momento fraterno com os jovens acolhidos, reuniu-se também com o responsável e os voluntários da Fazenda, coroando a visita com a celebração da Eucaristia e, os votos de uma boa celebração do Tríduo, e abençoada Páscoa, estiveram acompanhando o bispo na visita, Pe. Bill Souza, pároco da Paróquia São Martinho de Lima, e Ir. Ruth Rottbeck, religiosa da Congregação das Franciscanas de Siessen.
Com 35 anos de experiência na recuperação de dependentes químicos, a Fazenda da Esperança é uma comunidade terapêutica, a maior obra da América Latina, que regenera vidas e famílias. Ao todo, são 130 unidades espalhadas pelo mundo. Desse montante, 86 estão distribuídas pelo Brasil, enquanto as outras estão espalhadas em 22 países do mundo.
Em Óbidos, desde 2012 temos a presença da Fazenda da Esperança, hoje com capacidade para 20 pessoas. 'Batizada' com o o nome de Fazenda Santa Clara de Assis, a instituição em Óbidos fica localizada no Ramal do Capim Cheirosos, na Estrada do Flechal.
Para mais informações sobre a Fazenda da Esperança - Santa Clara de Assis:
(93) 99138-4304/ 99187-0110/ 3547-1296 .
Para conhecer mais a Obra Fazenda da Esperança clique aqui.
Para ver mais fotos da visita, veja nosso album no Facebook aqui.
"Coisa de Deus um coração de criança. Coisa de Deus é a Fazenda da Esperança."
Setor Diocesano de Comunicação Midiática
Fotos: Erick Araújo
Viste nossa FanPage no Facebook: fb.com/diocesedeobidos
Visite também nosso Canal no Youtube: youtube.com/c/DiocesedeÓbidos
E nosso perfil no Instagram: instagram.com/diocesedeobidos
Pastoral da Criança Diocesana compõe comissão eletiva de Associação de Pescadores
(Por Erick Araújo/ SEDCOM - Óbidos, 12.abr.2019) - Na manhã desta sexta-feira (12), na sede da Colônia de Pescadores Z19, foi realizada pela Associação Agroextrativista dos Pescadores(as) Artesanais do Município de Óbidos (AACEPAMO), a assembléia eletiva da instituição, organizada a pedido da mesma, pela Pastoral da Criança da Diocese de Óbidos.
Na composição da mesa da Assembleia Eletiva, esteve presente a Ir. Carmen Lúcia de Almeida, fpd, que presidiu a Comissão Eleitoral, além de Adriana Carmo dos Santos (Coordenadora Diocesana da Pastoral da Criança), Osvaldo Procópio (presidente da AACEPAMO/ 2015-2018), André Barros Almeida (Presidente da Colônia de Pescadores Z19), Mayke Bentes Vieira(representante do Secretário Municipal de Abastecimento), Neyla Azevedo (Advogada representante da SEMMA), e Clelia Pantoja (Coordenadora local da EMATER).
Durante os discursos protocolares, em sua fala, Adriana Santos disse que a Pastoral da Criança em parceria com a AACEPAMO contribui de forma efetiva para o atendimento das famílias mais necessitadas da comunidade obidense, falou ainda da importância da distribuição do pescado não só para os assistidos da Pastoral, mas também para a comunidade local em geral, em colaboração com a Cáritas Diocesana e outros organismos da Diocese de Óbidos. Em sua fala Ir. Carmen Lúcia, representante de D. Bernardo Bahlmann no ato solene, agradeceu pelo trabalho de cada pescador e, a articulação da Associação pelo bem dos associados e, das comunidades que são atendidas pelo pescado beneficiados por eles, por fim, e destacou a importância para que seja dada continuidade e, sejam ampliadas pela nova diretoria as parcerias estabelecidas, em vista do atendimento da comunidade obidense.
Por fim compôs-se a mesa para eleição, com o proferimento dos dispositivos regulamentares para o processo eletivo, em que foi eleita por aclamação, para um mandato de três anos, a Chapa Única - Unidos pela Pesca, presidida pelo Sr°. Raimundo Santana da Silva Dantas.
Setor Diocesano de Comunicação Midiática
Fotos: Erick Araújo
Para mais fotos do evento, viste nossa FanPage no Facebook: fb.com/diocesedeobidos
Visite também nosso Canal no Youtube: youtube.com/c/DiocesedeÓbidos
E nosso perfil no Instagram: instagram.com/diocesedeobidos
Beata Dulce dos Pobres é canonizada! Santa Dulce dos Pobres
Irmã Dulce é santa. A celebração litúrgica com o rito da canonização reuniu cerca de 50 mil pessoas na Praça São Pedro. Com o “Anjo bom da Bahia”, foram canonizados também João Henrique Newman, Josefina Vannini, Maria Teresa Chiramel Mankidiyan, e Margarida Bays.
A cerimônica teve início com o rito da canonização: o prefeito da Congregação das Causas dos Santos, Cardeal Angelo Becciu, acompanhado dos postuladores, foi o Santo Padre e pediu que se procedesse à canonização dos beatos.
O Cardeal apresentou brevemente a biografia de cada um deles, que foram então declarados santos. Seguiu a ladainha dos santos e o Pontífice leu a fórmula de canonização.
O prefeito da Congregação, sempre acompanhado dos postulares, agradeceu ao Santo Padre e o coral entoou o canto do Glória.
Confira a matéria na integra em: https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2019-10/papa-francisco-canonizacao-irma-dulce-fe-milagres.html
Setor Diocesano de Comunicação Midiática - SEDCOM
- Com informações do Vatican News
Viste nossa FanPage no Facebook, aqui.
Visite nosso perfil no Instagram, aqui.
E também nosso Canal no Youtube, clicando aqui.
Cáritas Diocesana realiza seminário para crianças e adolescentes
Entre os dias 10 e 11 de outubro estiveram reunidos na cidade de Óbidos(Pa), jovens e adolescentes de várias Escolas da Diocese para o Seminário de Protagonismo e troca de saberes, que tem como objetivo o uso da comunicação, das mídias digitais e como isso influencia na vida das crianças e adolescentes. Evento que também contou com a participação do Projeto “IÇA” que trabalha no enfrentamento do abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes e tráfico de drogas.
O Encontro teve como principal objetivo, o fortalecimento de vínculos das crianças, jovens e adolescentes, bem como o do órgão organizador, com escolas e os municípios que compõe a Diocese.
De acordo com Maria José, coordenadora da Cáritas Óbidos, o encontro teve como objetivo trazer crianças, jovens e adolescentes do Projeto IÇA, que trabalha contribuindo com o enfrentamento de abuso e exploração sexual desse público na região e municípios que abrangem a Diocese, “Um dos objetivos dele é fazer as trocas de saberes e de experiências vivenciadas desde 2015 que a gente vem trabalhando com escolas públicas, privadas e parceiros que a gente tem, que realizamos através da rede.”, afirmou a agente de pastoral. Destacou também a localidade do público que participou do evento, “Então por isso nós termos aqui várias Escolas, de juruti, de Oriximiná com a juventude, catequese, escolas de Alenquer, aqui nós temos a Secretaria de Assistência Social com o Projeto José Cornélio, a Escola Raimundo Cardoso, Frei Edmundo e o Menino Jesus, então, essa é a troca nossa que é de intercambia a outra nós temos do Regional Norte 2 e do Município de Abaetetuba, é fazer essa troca de saberes e de experiência com esse público.” Finalizou.
Segundo Maria José, o Seminário de Protagonismo e Troca de saberes teve uma boa assessoria diocesana, “o evento também contou com a assessoria de agentes de pastoral do Secretariado da Cáritas Regional Norte 2 Pará/Amapá na pessoa da Andrea que é articuladora do PIAJ (Programa Infância, Adolescência e Juventude), da jovem Edmilsa do Município de Abaetetuba que vem sendo acompanhada pela Cáritas, é agente de protejo Ação e Proteção daquele Município, também da Coordenadora Diocesana da Pastoral da Juventude Maria Edvânia e do jovem Ronielson da Pastoral da Juventude Óbidos.” Concluiu.
Setor Diocesano de Comunicação Midiática - SEDCOM
Texto : Douglas Freire
Fotos: Douglas Freire
Viste nossa FanPage no Facebook, aqui.
Visite nosso perfil no Instagram, aqui.
E também nosso Canal no Youtube, clicando aqui.
“Na palma da mão de Deus” – Falece dom Serafim Fernandes de Araújo
Com profundo pesar, o Povo de Deus na Arquidiocese de Belo Horizonte se despede do cardeal dom Serafim Fernandes de Araújo, que faleceu nesta terça-feira, 8 de outubro. Ainda estão sendo definidos detalhes e o horário dos funerais do Arcebispo Emérito.
O arcebispo dom Walmor e os bispos auxiliares, em oração, estão unidos aos familiares, amigos e fiéis de toda a Arquidiocese de Belo Horizonte para se despedir de dom Serafim. “Na palma da mão de Deus”, expressão tão, bonita, tão marcante, muitas vezes dita, de forma serena, por dom Serafim, é o lugar onde hoje o nosso Arcebispo Emérito descansa.
“O cardeal dom Serafim Fernandes de Araújo é presença admirável no coração do amado povo de Deus. Ao longo de mais de cinquenta anos de dedicação à Arquidiocese de Belo Horizonte, o cardeal deixa um legado de especiais feitos. Sua caminhada missionária fez crescer no coração de cada pessoa, principalmente cristãos católicos de nossa amada Arquidiocese, o amor a Jesus Cristo e à Igreja. Por isso também, no coração de todos estará sempre a gratidão, a admiração e o respeito por dom Serafim”. (Dom Walmor Oliveira de Azevedo, Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte).
Confira a matéria na íntegra em: http://arquidiocesebh.org.br/noticias/na-palma-da-mao-de-deus-falece-dom-serafim-fernandes-de-araujo/
Setor Diocesano de Comunicação Midiática - SEDCOM
- Com informações da Arquidiocese de Belo Horizonte
Viste nossa FanPage no Facebook, aqui.
Visite nosso perfil no Instagram, aqui.
E também nosso Canal no Youtube, clicando aqui.
Papa nomeia Bispo Maltês como Secretário do Sínodo dos Bispos
O bispo de Gozo (Malta), Dom Mario Grech, foi nomeado Pró-Secretário-Geral do Sínodo dos Bispos e destinado a suceder ao cardeal Lorenzo Baldisseri. Foi o próprio purpurado italiano a dar a notícia ao meio-dia de 2 de outubro de 2019, a poucos dias do início do Sínodo para a Região Pan-amazônica.
O Pró-Secretário-Geral assumirá sua função ao lado do Cardeal Baldisseri "para tomar conhecimento direto da instituição e dos seus membros e adquirir consciência dos processos e das instâncias de competência”. Dom Grech cumprirá sua função de Pró-Secretário-Geral até o final do mandato do purpurado italiano e, então, assumirá o cargo de Secretário-Geral.
Confira a matéria na integra em:
Setor Diocesano de Comunicação Midiática - SEDCOM
- Com informações do Vatican News
Viste nossa FanPage no Facebook, aqui.
Visite nosso perfil no Instagram, aqui.
E também nosso Canal no Youtube, clicando aqui.
REPAM e CNBB promovem Seminário sobre Impactos na Amazônia
Entre os dias 25 a 27 de setembro estiveram reunidos na cidade de Terra Santa (PA), membros de pastorais e comunidades de várias paróquias da Diocese de Óbidos, além de outros participantes da Diocese de Santarém e da Prelazia de Itaituba, juntamente com representantes da Pastoral Social da Diocese de Óbidos, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - Norte 2 (CNBB-N2), e da Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM), realizadores do encontro. O evento intitulado "Seminário: Impactos e Desafios no Coração da Amazônia", promovida às vésperas e na atmosfera do Sínodo para a Amazônia, reuniram além das lideranças eclesiais, membros de empresas que atuam na região sobretudo no ramo da extração mineral, e agentes públicos dos munícipios que diretamente são atingidos pelo reflexo dos grandes projetos na região.
O encontro teve como pauta principal os impactos da exploração mineiral na região Amazônica e o que pode influenciar no ecossistema do país e no mundo.
De acordo com o Padre José Geraldo Magela, da Prelazia de Itaituba, a discussão é de suma importância para a região e para o atual momento. "Há uma importância em realizarmos esse estudo sobre impactos climáticos na região.",afirmou o religioso. Destaca também algumas preocupações com episódios negativos que já aconteceram no Brasil. "Mas, vejo que a importância maior é escutarmos o povo e o que isso tem impactado neles e em suas comunidades, para que não vejamos episódios como o de Mariana -MG e Altamira-Pa que já sofre alguns impactos." concluiu.
Já para Gleice Coelho, professora na Vila de Juruti Velho, a populção da região deve ter uma maior aproximação e infomações reais do que as mineradoras estão realizando. "Viemos aqui com o objetivo de socializar nossa experiência junto a Alcoa e como filha de Juruti Velho que tem um ecossistema semelhante com o de Terra Santa.", afirmou a educadora. Gleice resaltou também os desafios para essa região, "O que queremos expor, são os impactos e também os desafios que um empreendimento como a ALCOA trás ou pode trazer para nossa cidade e região." finalizou.
No parecer de Lilian Regina Braga, Promotora de Justiça (MPE-PA) a preservação da Amazônia não se dá apenas para o norte do país. "Temos uma biodversidade que precisa ser preservada não só para o Brasil, mas para o mundo. No meio da floresta temos uma reserva mineral enorme que é para o Estado brasileiro e para a sua economia.", frisou a promotora. Destacou ainda questões importantes de como deve ser nossa postura, "Esse é o nosso desafio de aliar esse diálogo de desenvolvimento econômico, da necessidade de que a nossa população trabalhe, que a nossa população tenha uma fonte de renda." Declarou ao final que, " O Ministério Público do Estado tem acompanhado todas essas discussões e tentando um diálogo, onde essa sustentabilidade se destaque e, as populações tradicionais se sintam fortalecidas."
Setor Diocesano de Comunicação Midiática - SEDCOM
Texto : Douglas Freire
Fotos: Aldisson Almeida
Viste nossa FanPage no Facebook, aqui.
Visite nosso perfil no Instagram, aqui.
E também nosso Canal no Youtube, clicando aqui.